Desenho arquitetônico: uma experiência didática utilizando ferramentas digitais

Andréia Saugo

Abstract


Este artigo apresenta uma experiência realizada na disciplina de Expressão Gráfica Auxiliada por Computador, ministrada no 4° período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul. Essa disciplina aborda o uso de ferramentas computacionais, aplicadas à concepção e ao desenvolvimento do projeto arquitetônico, em desenhos bidimensionais e modelagem tridimensional. Para cumprir a ementa da disciplina foram planejados dois módulos didáticos, sendo o primeiro dedicado ao software AutoCAD, e o segundo módulo dedicado ao estudo e aprendizado do software Revit Architecture, ambos da empresa Autodesk, Inc. Após a realização das avaliações do aprendizado, sendo uma avaliação prática para cada aplicativo estudado, constatou-se que, os alunos que não trabalhavam, anteriormente à disciplina, com o software AutoCAD apresentaram resultados mais satisfatórios, também no software Revit Architecture, do que aos alunos que já trabalhavam anteriormente com o software AutoCAD. Este resultado é discutido a partir das diferentes concepções que geraram a criação dos softwares de desenho direcionados para a arquitetura, e suas ferramentas que facilitam a compreensão do elemento arquitetônico no seu todo.




DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v3n1p67-75

Refbacks

  • There are currently no refbacks.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons

A Revista de Arquitetura Imed está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png