A influência do contexto na incorporação de estratégias sustentáveis em hotéis

Autores

  • Bruna Adams https://orcid.org/0000-0001-6273-6249
  • Roberta Mulazzani Doleys Soares Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Myrella Soares Vieira Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.18256/2318-1109.2019.v8i2.2937

Palavras-chave:

Hotel, Sustentabilidade, Arquitetura Sustentável, Estratégias Sustentáveis, Certificações Ambientais.

Resumo

O crescente investimento do setor hoteleiro em certificações de sustentabilidade evidencia os benefícios proporcionados tanto para o empreendimento, como para os hóspedes e o contexto no qual o hotel está inserido. Pois, além de contribuir para um meio ambiente mais saudável, torna-se um diferencial competitivo para os hotéis e atrai novos hóspedes que compartilham com esta preocupação ambiental (turismo sustentável). Porém, muitas vezes, o uso de estratégias sustentáveis está vinculado aos hotéis em um contexto mais rural. Desta forma, buscou-se analisar a aplicação de estratégias sustentáveis no ramo hoteleiro em dois estudos de caso com características e contextos opostos, estudando ambas as situações e visando a pesquisa e o incentivo da inserção de estratégias sustentáveis ao projeto de hotéis. Para isso, são apresentados dois hotéis que incorporaram a sustentabilidade desde o projeto até o funcionamento diário. Trata-se do Cambará Eco Hotel localizado em Cambará do Sul–RS, sendo um estudo de caso desenvolvido in loco e o Venit Mio Barra Hotel localizado na Barra da Tijuca-RJ, compreendendo uma pesquisa bibliográfica. O Cambará Eco Hotel encontra-se relativamente afastado da cidade, possui uma grande área destinada à prática de caminhadas em meio à vegetação nativa preservada e possui certificação da NBR 15401(2014). Em contrapartida, o Venit Mio Barra Hotel está locado em meio à intensa urbanização, possui certificação Procel e incorpora duas tipologias hoteleiras em seu programa, a ala de negócios (curta estadia) associada à agitação do dia a dia e o setor voltado aos hóspedes que buscam tranquilidade, contando com vista para a Lagoa de Marapendi. Como pesquisa complementar, é apresentado um hotel na Alemanha, vencedor de um concurso, também implantado em um contexto urbano, de forma a verificar as estratégias empregadas e estabelecer um comparativo com os exemplos nacionais. Os estudos revelaram que ambos os hotéis são reconhecidos pelas práticas sustentáveis, evidenciando que aplicar a arquitetura sustentável contribui com resultados positivos independente do contexto no qual for implantada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Adams
    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo. Pós-Graduação em andamento pela UNOPAR. Arquiteta Sócia na empresa Realizarq.
  • Roberta Mulazzani Doleys Soares, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação. Consultora em eficiência energética de edificações residenciais, chancela Eletrobrás. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade das Edificações (GEESE-UFSM), Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis (GEPETECS-UFSM) e vice-líder no Grupo de Pesquisa Arquitetura, Tecnologia e Materiais (ArTeMa) URI Campus Santo Ângelo. Professora de Ensino Superior na URI Santo Ângelo e sócia na empresa arq3E - Arquitetura Bioclimática e Eficiência Energética.
  • Myrella Soares Vieira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
    Acadêmica do 6°semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos