A elaboração de mapas mentais: estudo da influência da Avenida Brasil no desenvolvimento urbano da cidade de Passo Fundo/RS

Autores

  • Alcindo Neckel Faculdade Meridional - IMED
  • Julian Grub Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. UNISINOS.
  • Jessica Portella Faculdade Meridional - IMED
  • Fabrício Longhi Bernardes Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v3n1p41-50

Resumo

A Avenida Brasil pode ser representada de várias formas, uma delas é a característica de ser um eixo central com “ponto de partida e de chegada”, da cidade de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul. O desenho do seu trajeto representa uma grande avenida com topografia suave e ondulada.  Os seus canteiros trazem à memória, a cada trecho percorrido, uma linearidade da via pela qual a cidade é observada em suas formas, em suas cores, em seus movimentos, em suas sensações e luzes. Metodologicamente, buscou-se representar de maneira perceptiva o espaço analisado, que servirá como uma ferramenta de apoio na estruturação do território e no desenvolvimento urbano, dessa forma, servindo de base para urbanistas, geógrafos, arquitetos e gestores. Os resultados mostraram que a Avenida Brasil torna-se um forte elemento de análise, podendo caracterizá-la como eixo ordenador da cidade de Passo Fundo/RS.

Palavras-chave: Percepção Ambiental, Planejamento Urbano, Ambiente Geográfico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alcindo Neckel, Faculdade Meridional - IMED
    Possui graduação em Geografia (LP/B) pela Universidade de Passo Fundo (2007). Mestrado em Engenharia, com a Área de Concentração: Infraestrutura e Meio Ambiente, pela Universidade de Passo Fundo (2010). Graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade Portal das Missões (2012). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na linha de pesquisa: Análise Ambiental (2014). Trabalha como Professor da Faculdade Meridional IMED, e na Universidade de Passo Fundo/RS, onde integra projetos de Extensão sobre Comitês de Bacias Hidrográficas e recuperações de áreas degradadas. Tem experiência na área ambiental e mapeamentos, com ênfase em Gerenciamento, Desenvolvimento Sustentável, Valoração Ambiental, Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, geomorfologia, Gerenciamento de Recursos Hídricos, Poluição Atmosférica, Uso e Conservação do Solo, Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Georreferenciamento, conforme suas atribuições no CREA/RS - 155261.
  • Julian Grub, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. UNISINOS.
    Doutorando em Arquitetura pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura - PROPAR - UFRGS, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental - PPENG - Universidade de Passo Fundo. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo UNISINOS e sócio proprietário do escritório Primarquitetura. Tem experiência na área de Projeto de Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto arquitetônico, conforto ambiental para arquitetura, infraestrutura e desenho urbano. Atualmente pesquisa arte, errância e hospitalidade nas obras de infraestrutura urbana.

Downloads

Publicado

2014-08-18

Edição

Seção

Artigos