ESTUDO DE VIABILIDADE DE JARDINS DE CHUVA ALIADO À MOBILIDADE URBANA DOS PEDESTRES NA CIDADE DE NAVIRAÍ-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2318-1109.2024.v13i2.5146

Palavras-chave:

Calçadas, Acessibilidade, Soluções baseadas na Natureza, Drenagem Urbana

Resumo

Com o aumento populacional e o avanço da urbanização, as cidades estão se tornando cada vez mais densas e impermeáveis, devido ao grande fluxo de pessoas e à expansão das áreas asfaltadas. Este artigo enfatiza a importância de considerar técnicas alternativas, como jardins de chuva, para promover uma drenagem urbana mais eficiente e melhorar a mobilidade urbana, tornando os passeios públicos mais acessíveis. Para fundamentar a pesquisa, foram analisados estudos sobre viabilidade dos jardins de chuva e sua integração aos passeios públicos, visando melhorar a qualidade de vida urbana e promover a sustentabilidade ambiental na área. Além disso, foram investigadas as possíveis aplicações dessa técnica na Avenida Weimar Gonçalves Torres, no município de Naviraí-MS, demonstrando como a combinação de planejamento urbano com soluções ecológicas pode resultar em um ambiente urbano mais agradável e funcional para todos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Inara de Castro Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, CPNV - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Geovana Geloni Parra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutora em Engenharia Urbana, Professora Adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Emeli Lalesca Aparecida da Guarda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Professora Adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Ramon Fortunato Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutor em Arquitetura e Urbanismo, Professor Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Edição

Seção

Artigos