NECESSIDADE E DÉFICIT HABITACIONAL: UMA ANÁLISE DAS HABITAÇÕES PRECÁRIAS NO MUNICÍPIO DE JACAREÍ-SP
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2024.v13i2.5140Palavras-chave:
Políticas públicas de habitação, habitação de interesse social, reconhecimento territorial, condições habitacionaisResumo
A industrialização e urbanização na América Latina principalmente na década de 1960, resultaram em problemas estruturais como ocupações irregulares e especulação imobiliária. Com um déficit habitacional superior a 6 milhões de unidades em 2024, a Fundação João Pinheiro contabiliza déficits quantitativos e qualitativos e destaca a urgência de políticas públicas eficazes. Este estudo objetiva analisar o déficit habitacional de Jacareí-SP, com foco em habitações precárias. Metodologicamente, revisou-se legislação municipal e documentos locais, além de analisar dados censitários, em 2010, Jacareí apresentou 287 habitações precárias. Os resultados indicam a necessidade de intervenções detalhadas para políticas públicas mais eficazes. Considera-se que o município reconhece suas habitações precárias e formula iniciativas para sua supressão. No entanto, o processo é contínuo, pois novas habitações precárias surgem ao longo dos anos em diferentes locais.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Figura 1 - Mapa de Localização de Jacareí-SP.
- Figura 2 - Mapa da Evolução da Mancha Urbana de Jacareí-SP
- Figura 3 - Espacialização do Déficit Habitacional de Habitações Precárias, Jacareí-SP
- Figura 4 - Fotos dos domicílios da Ocupação Quilombo Coração Valente
- Figura 4 - Fotos dos domicílios da Ocupação Quilombo Coração Valente
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.