Os eventos extremos na bacia hidrográfica do Rio Belém em Curitiba-PR: contribuições para a planejamento urbano e climático
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2022.v11i2.5041Palavras-chave:
enchentes, desastres naturais, impactos urbanos, Estado do Paraná, ClimatologiaResumo
Os eventos extremos hidroclimáticos tem potencial para impactar diretamente a sociedade. Nesse sentido, as cidades acabam sendo mais afetadas por episódios climáticos intensos, uma vez que o uso e ocupação do solo urbano promove modificações significativas sobre a dinâmica superficial dos fluxos hídricos. Em vista disso, a pesquisa em questão buscou analisar os eventos extremos impactantes e os desastres do ponto de vista hidroclimáticos ocorridos historicamente na bacia hidrográfica do Rio Belém, localizada em Curitiba-PR. Trata-se de uma bacia altamente urbanizada, que percorre 38 bairros do município, incluindo a porção central da cidade. Na pesquisa, foi feito um levantamento dos eventos extremos impactantes ocorridos na área de estudo (1911-2022) e uma atualização do mapeamento do uso e ocupação do solo, para verificar as mudanças recentes na pavimentação do solo e seu potencial para afetar a bacia e a população. Assim, foi feito uma análise e síntese no âmbito do planejamento urbano e climático, buscando dar contribuições para a gestão de riscos climáticos na região, focando em alertas, mitigação, adaptação e resiliência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.