Apropriação da Praça Tenente João Pedro Menna Barreto em Santa Maria: uma análise multimétodos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2318-1109.2022.v11i2.5019

Palavras-chave:

Espaços Livres, Apropriação, Praças

Resumo

A praça como espaços livres representa uma função ambiental, paisagística e social na malha urbana. Devido à sua importância para a qualidade de vida nas cidades, a praça possui elementos físicos e culturais que estão relacionados com os seus usuários e com a apropriação do espaço. Desse modo, o trabalho questiona se a praça Tenente João Pedro Menna Barreto localizada em Santa Maria – RS possui apropriação significativa e se a apropriação é intergeracional e intergênero. Como pressuposto define-se que apesar da praça não ser central ela possui qualidade de apropriação. Por meio de uma abordagem multimétodo (visita exploratória, checklist de infraestrutura, mapas comportamentais e observação de traços físicos e entrevistas) foi possível verificar que, apesar de existirem algumas deficiências, a praça é frequentada por múltiplos usuários e possui usos diversificados que atraem a população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovana Vielmo, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo.
  • Letícia Marion, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo.
  • Sabine De Paris, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialização em Cidades Responsivas pela Imed. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo através do ensino de projeto, teoria da arquitetura, desenho paramétrico e sistemas construtivos. Atualmente está desenvolvendo pesquisa em pós-doutorado na UFSM - Santa Maria (RS).

  • Lucienne Lopes Limberger, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado ambos em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor assistente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: projetos de edificação e arquitetura de interiores voltados ao público infantil, projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagístico de equipamentos comunitários que proporcionem inclusão social (praças de bairro, centro de convenções, abrigos assistenciais, entre outros).

  • Vanessa Goulart Dorneles, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria. Professora Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo PPGAUP da UFSM. Pesquisadora da rede Dasmind - Rede de Cooperação Transdisciplinar em Pesquisa e Inovação Design, Art, Space and Mind. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação e de Espaços Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, acessibilidade, ergonomia, psicologia ambiental e desenho universal.

  • Felipe Vargas Bortoluzzi, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenho Universal, Orientação Espacial, Arquitetura, Acessibilidade.

  • Juliana Pacheco Dornelles, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo. Mestre em Arquitetura e Urbanismo.
  • Luan da Silva Klebers, Universidade Federal de Santa Maria
    Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Regional Integrada (URI), Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa em Planejamento, Projeto e Fundamentos do Ambiente Construído, bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Paisagem, Arquitetura e Imaginários (PARQUI), na linha de pesquisa Projeto, Planejamento e Fundamentos do Ambiente Construído. Compõe também o Grupo Nacional Quadro de Paisagismo do Brasil - Sistemas de Espaços Livres (QUAPÁ-SEL) Núcleo Santa Maria, pesquisando sobre Arquitetura da Paisagem, Paisagismo, Ecologia da Paisagem, Sistema de Espaços Livres, Espaços Públicos, Infraestrutura Verde e Corredores Verdes. 
  • Silvia Farias
    Arquiteta e Urbanista graduada em 2015 pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado finalizado em 2021, voltado em Arquitetura Paisagística pela mesma instituição (PPGAUP-UFSM); pós-graduada em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo IPOG-POA. Após formada participou do corpo técnico do escritório ArqConjunta (sede Santa Maria - RS) e posteriormente, ingressou como Professora Substituta do Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, ministrando disciplinas de expressão gráfica e projeto arquitetônico e paisagístico. Atualmente é Arquiteta Coordenadora do Setor Executivo do escritório Takeda Design (sede Porto Alegre - RS). Interessa-se pela atuação nos diferentes âmbitos que a formação de Arquiteto e Urbanista proporciona, principalmente com enfoque em projetos de arquitetura urbano-paisagística e docência.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos