Requalificação de áreas portuárias antigas: mapeando o comportamento e analisando a percepção de usuários do cais embarcadero em Porto Alegre/RS
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2025.v14i1.5015Palavras-chave:
requalificação urbana, áreas portuárias, percepção do usuário, Cais EmbarcaderoResumo
O presente trabalho tem como objetivo mapear o comportamento e analisar a percepção de usuários em uma antiga área portuária requalificada, denominada Cais Embarcadero, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento desta investigação, foi definido um estudo de caso, com os requisitos de ser uma cidade portuária, tendo em sua zona espaços historicamente abandonados, além de possuir projetos de intervenções urbanas. Desse modo, foi selecionado, dentro da antiga zona portuária da cidade de Porto Alegre, o Cais Embarcadero. Para a realização da pesquisa, aplicou-se os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento físico, mapa comportamental e questionário. De acordo com os resultados obtidos através da análise do comportamento dos usuários no Cais Embarcadero, pode-se perceber que aos finais de semana têm muito mais movimento do que durante a semana. Entretanto, os mapas comportamentais mostram que o principal motivo da visitação ao local são os restaurantes instalados lá e em segundo lugar a apreciação das paisagens naturais. A pesquisa também demonstra que a grande maioria que frequenta o Cais Embarcadero gosta do espaço e não tem nenhuma percepção sobre as consequências sociais e urbanas que o empreendimento tende a gerar na cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tailline Rauta, Gisele Pereira, Adriana Portella

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.