HBIM para levantamento de arquitetura modernista: caso do CAIC Laguna
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2025.v14i1.5014Palavras-chave:
CAIC, Lelé, HBIMResumo
O presente artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo realizar o levantamento e análise dos CAICs projetados pelo arquiteto João Filgueiras Lima, mais conhecido como Lelé, no estado de Santa Catarina, com ênfase em uma unidade localizada no município de Laguna. A proposta desta pesquisa é contribuir para a discussão acerca da preservação e manutenção da arquitetura moderna no Brasil, enquanto patrimônio reconhecido e histórico de grande valia para o País. A metodologia para realizar a pesquisa se dá com abordagem qualitativa e caráter exploratório realizando estudo de caso e levantamento em campo. Para tanto, o artigo descreve o processo de levantamento da escola, desde a contextualização da tectônica de Lelé até a modelagem do edifício em software, visando uma documentação adequada com o uso de ferramenta BIM (Modelagem da Informação da Construção) e HBIM (traduzido como Modelagem da Informação de Edificações Históricas), utilizando aplicativos de scanner 3D disponibilizado gratuitamente em plataformas de smartphones. As conclusões apontam que levantamentos em BIM e HBIM para patrimônio podem ser grandes facilitadores na manutenção e gerenciamento, e agregam ainda a facilidade de aplicativos de scanner disponíveis em smartphones para ampliar a segurança e assertividade no levantamento das edificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Batistello, Fernando dos Santos Calvetti, João Vitor Bittencourt Pilati, Eduardo Nogueira Giovanni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.