Análise da influência das fibras de aço e poliméricas nas propriedades do estado fresco e endurecido de um Concreto Reforçado com Fibras (CRF)
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2024.v13i1.5008Palavras-chave:
concreto reforçado com fibras, propriedades mecânicas, tenacidadeResumo
A adição de fibras ao concreto visa melhorar suas propriedades no estado fresco e endurecido, conferindo o aumento da ductilidade ao compósito. As fibras variam entre o tipo de material, formato, dimensões e propriedades mecânicas. Portanto, tornam-se necessários estudos que analisem os distintos efeitos que estes reforços provocam em concretos reforçados com fibras (CRFs). Assim, este estudo tem como objetivo analisar comparativamente as propriedades no estado fresco e endurecido (aos 7 e 28 dias) de concreto com fibras de aço (CRFA) e poliméricas (CRFP). Os reforços possuem fator de forma de 33 e teor fixo de adição de 2,00%. No estado fresco, percebeu-se que as fibras impactaram consideravelmente na trabalhabilidade do compósito. Já no estado endurecido, os resultados do CRFA de resistência à compressão, módulo de elasticidade e resistência à tração na flexão foram superiores aos do concreto convencional (CC), e o CRFP foi inferior. O fator de tenacidade para ambos CRFs foi superior ao CC. Os resultados encontrados evidenciaram que o material da fibra interfere no desempenho mecânico do CRF.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.