Produção integrada aplicada a reabilitação de edifícios no centro histórico de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2318-1109.2025.v14i1.4996

Palavras-chave:

Collaborative work, Early participation, Production process.

Resumo

As particularidades de projetos de reabilitação de edifícios evidenciam as limitações da gestão convencional da produção. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de reabilitação de edifícios do ponto de vista da produção integrada. A abordagem tem por bases o trabalho colaborativo e a participação precoce dos principais agentes e visa aumentar a eficiência do processo e a qualidade do edifício. Entrevistas foram conduzidas com dois profissionais que trabalham em projetos de reabilitação e também o estudo do processo de produção de um edifício reabilitado em São Paulo, Brasil. Argumenta-se que a adoção de medidas visando eliminar a linearidade das etapas da produção otimiza o processo, especialmente nos casos de reabilitação, dado as suas particularidades em relação a novos projetos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz de Figueiredo Oliveira, Universidade Nova de Lisboa, Lisbon.
    MSc in Civil Engineering, Federal University of Ouro Preto. PhD in Architecture and Urbanism, University of São Paulo. Data Scientist. Current Research: Deep Learning Classification Model for urban environment metrics using satellite and street images. Prior: Project Management, BIM, Industrialized Construction.
  • Marcelo Eduardo Giacaglia, School of Architecture and Urbanism, University of São Paulo, São Paulo (Professor).
    MSc and PhD in Transportation Engineering, Polythecnic School, University of São Paulo. Current Research: BIM, Information and Data Modeling, GIS, Transportation Planning.

Downloads

Publicado

2025-09-16

Edição

Seção

Artigos