Mobilidade em Regiões Metropolitanas (RM’s), um estudo de caso aplicado à cidade de Salvador e RM, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2023.v12i1.4950Palavras-chave:
Região Metropolitana de Salvador, Mobilidade, Padrões de mobilidade urbanaResumo
O objetivo deste artigo é destacar aspectos da mobilidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), relacionando-os com informações socioeconômicas da população. Assim, o estudo utilizou dados da Pesquisa de Origem e Destino (O/D)do Governo da Bahia, verificando a característica das viagens e padrões de deslocamento na RM. É possível observar por exemplo, que as mulheres andam menos de transporte individual motorizado (48,5%) enquanto o gênero masculino perfaz 51,5% das viagens. Também identifica-se um percentual significativo (36,2%) de transporte não motorizado (a pé) sendo que nesta categoria aumenta a utilização a medida em que reduz o indicador de renda. Este resultado também é encontrado em relação ao transporte público, entretanto, em relação ao transporte individual motorizado se observa o contrário, sendo que sua utilização aumenta e função do aumento da renda. No conjunto das viagens predominam as com destino a Salvador em um padrão de fluxo pendular casa-trabalho/estudo.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.