Um panorama sobre a utilização de células-teste para estudos de campo em pesquisas na área da construção civil
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2023.v12i1.4948Palavras-chave:
Célula-teste para estudos de campo, Edificações experimentais, Câmaras climáticas, Desempenho térmico de edificações, Avaliação de componentesResumo
Atualmente, há uma demanda por edifícios capazes de abrigar as atividades humanas de maneira eficiente e com baixo impacto ambiental. Essa demanda impulsiona pesquisas nas áreas de desempenho termoenergético de materiais, componentes, sistemas construtivos e edificações. Para a realização dessas pesquisas, podem ser utilizados diferentes métodos e equipamentos de apoio. Entre os equipamentos estão as edificações experimentais: construções convencionais, construções em escala reduzida, células-teste de laboratório e células-teste para estudos de campo (CTEC). Entre outros motivos, as CTEC são de interesse por estarem expostas às condições dinâmicas do ambiente externo e por possibilitarem experimentos sofisticados e de custo relativamente reduzido. Apesar do potencial das CTEC, seu uso ainda é restrito no cenário brasileiro. O objetivo da pesquisa foi elaborar um panorama sobre o estado atual das pesquisas que utilizam células-teste para estudos de campo na área de desempenho térmico de edificações. Foram realizadas revisões bibliométrica e bibliográfica, estratificando em: amostra internacional, latino-americana (excluindo o Brasil) e brasileira. Os resultados apontaram para um atraso das pesquisas com CTEC na América Latina, incluindo o Brasil, comparativamente ao quadro norte-americano e, principalmente, ao europeu. A América Latina não dispõe de redes de pesquisa consolidadas, nem de protocolos padrão para testes ou de células-teste padronizadas e suas pesquisas apresentam baixa inserção internacional. Os resultados também mostraram que as pesquisas locais utilizando CTEC apresentam um grau menor de sofisticação e são voltadas principalmente para o tema resfriamento. Estes resultados permitem avaliar o contexto local e subsidiar a elaboração de estratégias para potencializar a utilização das CETEC em pesquisas relacionadas ao desempenho térmico de edificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.