Percepção de moradores da região metropolitana de Curitiba sobre o desempenho térmico de habitações condicionadas naturalmente nos períodos de outono e inverno
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2023.v12i1.4946Palavras-chave:
Percepção térmica, Conforto térmico, Desempenho térmico, Habitações com condicionamento térmico passivoResumo
Este artigo apresenta a primeira etapa de uma pesquisa de longo prazo sobre percepção e desempenho térmico em edificações passivas na Região Metropolitana de Curitiba. Nesta etapa, o objetivo foi conhecer a percepção de uma amostra da população sobre a qualidade do ambiente térmico das suas habitações, condicionadas naturalmente, nos períodos de outono e inverno. Adicionalmente, buscou-se desenvolver e testar um protocolo para coleta de dados via internet para estudos com amostras mais amplas, para etapas futuras. Utilizando um questionário on-line, foram coletados dados subjetivos e objetivos, registrados pelos participantes. Paralelamente, foram monitoradas a temperatura do ar e a umidade relativa externa, registradas por estação meteorológica. Como resultado da análise dos dados obtidos, concluiu-se que a maior parte (dois terços) da amostra pesquisada possui uma percepção negativa quanto ao desempenho térmico das suas moradias no período de inverno. Os votos indicaram o predomínio da sensação de frio, embora também tenham indicado certa tolerância a essa sensação. Ainda que esta etapa da pesquisa tenha tido caráter exploratório, apresentou um panorama consistente a respeito da percepção dos moradores quanto ao desempenho térmico das moradias da região, validou a estratégia utilizada e apontou caminhos para seu aprimoramento e aplicação em uma escala mais abrangente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.