Uso de resíduos sólidos de construção e demolição para preenchimento de gabiões caixa

Autores

  • João Alexandre Paschoalin Filho Universidade Nove de Julho
  • Diego Gonçalves Camelo Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE).
  • David de Carvalho Professor na Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • António Guerner Dias Professor do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
  • Brenno Augusto Marcondes Versolatto Mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE) e Diretor na GEOCONCEITO ENGENHARIA.
  • Dara Meira Da Costa Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE), pós-graduada em Engenharia de Estruturas de Concreto Armado (UCAM)
  • Micaelle da Paixão Barbosa Scaramai Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE), pós-graduada em Engenharia da Qualidade Integrada (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.18256/2318-1109.2021.v11i2.4647

Palavras-chave:

Gabiões, Reciclagem, Construção Civil, Resíduos Sólidos

Resumo

A geração o gerenciamento de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) têm sido um desafio para as administrações públicas, pois sua gestão inadequada acarreta prejuízos nas áreas ambiental, social e econômica. Desta forma, este material tem sido estudado pelo meio técnico, bem como por diversos pesquisadores no intuit de desenvolver novas ferramentas para o uso do RCD, reduzindo seus impactos. Dentre essas, a reciclagem pode ser destacada. Este trabalho tem como objetivo principal a avaliação técnica de gabiões caixa preenchidos com resíduos sólidos de construção e demolição. Assim, as células de gabiões foram preenchidas com RCD e Rochas basálticas, ambas em granulometria tipo rachão com o objetivo de comparar características técnicas e de engenharia entre si. Os testes laboratoriais realizados evidenciaram as características dos gabiões preenchidos com RCD e com rochas basálticas, apresentando seus deslocamentos, características, pesos específicos, desvios padrão, resistência a compressão e outros, sendo possível traçar um comparativo entre estes. Pode-se concluir que os gabiões preenchidos com RCD podem ser uma alternativa técnica para a construção civil, reduzindo os impactos ambientais e o consumo de matéria-prima da execução de muros de contenção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Alexandre Paschoalin Filho, Universidade Nove de Julho
    PROFESSOR DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS
  • Diego Gonçalves Camelo, Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE).
    Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE). 
  • David de Carvalho, Professor na Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

    Professor na Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

  • António Guerner Dias, Professor do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

    Professor do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

  • Brenno Augusto Marcondes Versolatto, Mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE) e Diretor na GEOCONCEITO ENGENHARIA.

    Mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE) e Diretor na GEOCONCEITO ENGENHARIA.

  • Dara Meira Da Costa, Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE), pós-graduada em Engenharia de Estruturas de Concreto Armado (UCAM)

    Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE), pós-graduada em Engenharia de Estruturas de Concreto Armado (UCAM)

  • Micaelle da Paixão Barbosa Scaramai, Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE), pós-graduada em Engenharia da Qualidade Integrada (UNINOVE)

    Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE), pós-graduada em Engenharia da Qualidade Integrada (UNINOVE)

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigos