Território, urbanidade rural e sustentabilidade: um estudo sobre a recuperação das nascentes de uma comunidade rural de Patos de Minas/MG
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2021.v11i2.4631Palavras-chave:
Território, Sustentabilidade, ComunidadeResumo
A preocupação da sociedade para com a sustentabilidade tem se intensificado nos últimos tempos, e diante da escassez de recursos naturais, estas ações visam garantir que o progresso aconteça em harmonia com a natureza, garantindo qualidade de vida tanto para a geração atual, quanto para as futuras. Tendo em mente a importância da recuperação das nascentes, uma vez que elas dão origem aos cursos d’agua, esta pesquisa se propõe a realizar um estudo sobre o programa Pronascentes, que tem a finalidade de proteger e as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Copasa. O programa pretende, através da recuperação das áreas degradadas, conservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dessa população de pequenos agricultores e trabalhadores rurais. Com a participação da Companhia de Saneamento, de entidades ambientais, prefeitura e demais apoiadores, além da própria comunidade local, o projeto foi implantando no Distrito de Pindaíbas, localizado no município de Patos de Minas. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a eficiência do projeto executado e examinar os conceitos de território, sustentabilidade e comunidade, de mesmo modo que a temática apresentada pretende propor a discussão a partir da relação entre eles. Os procedimentos metodológicos utilizados são a revisão de bibliográfica para uma abordagem teórica e descritiva quanto aos assuntos anteriormente mencionados, e também entrevistas semiestruturadas com agentes que participaram do projeto. O principal resultado da pesquisa foi a identificação do fortalecimento do sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos, sustentado pela consolidação de uma gestão democrática e compartilhada entre o poder público, entidades privadas e a comunidade local. Foi possível verificar, que através do Pronascentes, reverteu-se uma situação de completa escassez hídrica para o abastecimento do distrito, para abundância de água dentro do pequeno período de apenas dois anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.