A produção do espaço urbano em cidades médias a partir das novas demandas de classe média – a importância de garagens, suítes e dormitórios de apartamentos em Chapecó (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2318-1109.2022.v11i1.4414

Palavras-chave:

Avaliação de imóveis, Economia urbana, Análise Estatística, Cidades Médias

Resumo

O trabalho apresenta um modelo de preços hedônicos de apartamentos de classe média no município de Chapecó (SC), localizado na Região Sul do Brasil. Utilizou-se o método comparativo de dados de mercado como fontes de preços de imóveis pelos agentes imobiliários e, por meio de análise de regressão linear múltipla, foi elaborada a equação de preço que leva em consideração a área privativa, número de vagas de garagem, padrão de acabamentos e localização do imóvel. Discute-se a interpretação da inferência estatística do número de vagas de garagem e a variável independente localização e a produção do espaço urbano em uma cidade média. Isso pode estar relacionado com o recebimento de novos investimentos públicos e privados na periferia e promoção da verticalização de bairros pericentrais. Discute-se também, a característica do consumo da classe média a partir da compartimentação dos imóveis com relação aos dormitórios e suítes da amostra analisada. Como consideração finais, infere-se que a variável número de dormitórios, número de suítes têm-se demonstrado pouco explicativa e que área privativa e padrão de acabamentos têm maior relevância no contexto estudado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wellington Tischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Mestrando em Arquitetura e Urbanismo (UNISINOS)

    Mestre e Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC)

    Arquiteto e Urbanista (UFFS)

  • Marco Aurélio Stumpf González
    Doutor em Engenharia (área de concentração: Construção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no Mestrado Profissional de Arquitetura e Urbanismo (MPArqUrb).

Downloads

Publicado

2022-10-14

Edição

Seção

Artigos