Verificação das necessidades de adaptação construtiva para acesso de cadeirantes em uma escola municipal em Jitaúna-Brasil

Danilo Rios Xavier, Admilson Santa Cruz Nascimento, Cleverson Alves de Lima, Thayse Gama de Carvalho, Fabian da Costa Azevedo, Aline Freire de Oliveira Moraes

Resumo


A busca pela acessibilidade no Brasil ganhou maior atenção nos últimos anos, haja vista a deficiência das edificações em viabilizar o acesso aos indivíduos com locomoção limitada. Este fato vem levado os projetistas a buscarem entendimento sobre a finalidade das edificações para que os mesmos possam ser planejados ou ajustados às necessidades dos usuários, promovendo ações que minimizem os obstáculos que dificultem o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Muitas edificações antigas foram construídas sem que estas demandas fossem observadas, dada a ausência de itens construtivos que facilitem a acessibilidade. Este fato é observado em edificações públicas com fins escolares, que dada sua essência, precisam ser inclusivas e propiciem a independência das pessoas com deficiências motoras, principalmente dos cadeirantes. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em avaliar uma edificação escolar na cidade de Jitaúna-BA, e avaliar a conformidade da edificação o frente a evolução da norma técnica de ergonomia e acessibilidade. A pesquisa foi realizada por meio de observações da ocupação dos espaços, levantamentos físicos e fotográficos, à luz da norma ABNT NBR 9050/2015. As não conformidades foram sintetizadas, problematizadas e discutidas, com o intuito de ilustrar uma situação recorrente nas escolas públicas no município.


Palavras-chave


Acessibilidade; Cadeirantes; Colégio Municipal

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109.2021.v10i1.4124

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons

A Revista de Arquitetura Imed está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png