Identificação de projetos de habitação de interesse social utilizando a técnica Mudge
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v1n1p11-21Resumo
A carência de habitação no Brasil, a insatisfação na aquisição de bens imóveis onde os atributos não desempenham satisfatoriamente suas funções, a falta de infraestrutura básica e a necessidade de minimizar o problema social causado pelo déficit habitacional se revestem nas razões para desenvolver a pesquisa nesta área. As questões que envolvem a moradia e as condições de habitação que lhes são pertinentes estão cercadas pela necessidade de se conhecer os elementos relevantes à avaliação adequada do projeto. A preocupação em estabelecer as condições de habitabilidade, agregando valor à implantação de um projeto, leva os empreendedores a buscar elementos metodológicos que auxiliem na escolha de projetos mais eficientes e eficazes quando da execução de uma obra, seja ela de habitação social ou não. O trabalho buscará a melhor metodologia para abordagem às populações de baixa renda com a finalidade de obter os resultados favoráveis nas entrevistas, objetivando validar o modelo para esta classe social. O estudo tem como objetivo identificar, junto ao usuário da habitação de interesse social, os atributos mais relevantes da edificação que possibilitem avaliar o projeto. Será realizada a coleta dos dados envolvendo os atributos que agregam valor ao imóvel, através da aplicação de um questionário, dirigido a um público alvo definido antecipadamente, submetendo-o à técnica de Mudge de onde se avaliará a importância relativa percebida pelo cliente. Para conclusão deste trabalho busca-se validar a aplicabilidade do modelo e escolher uma metodologia adequada para entrevistar as pessoas envolvidas neste processo.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.