Perspectivas sobre práticas sustentáveis aplicadas a projetos e obras de edificações em Maceió - AL.

Autores

  • Dilson Batista Ferreira Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas - Maceió – Brasil. Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado FAU/DEHA,/UFAL. https://orcid.org/0000-0002-0340-8664
  • Ghisleine Edelways Schlick Beltrand Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas - Maceió – Brasil. Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado FAU/DEHA,/UFAL.
  • Érico Albuquerque Oliveira Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas - Maceió – Brasil. Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado FAU/DEHA,/UFAL.

DOI:

https://doi.org/10.18256/2318-1109.2019.v8i2.3224

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental, Construção civil

Resumo

O crescimento urbano tem causado impacto significativo no meio ambiente fazendo com que haja uma crescente preocupação em práticas menos agressivas ao meio ambiente. Práticas construtivas sustentáveis que minimizam o impacto ambiental em projetos e obras são fundamentais para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar, sob o ponto de vista dos critérios sustentáveis, a contribuição universitária e a internalização da temática sustentável em projetos e obras entre arquitetos e engenheiros civis. Em vista disso, foram pesquisados indicadores sustentáveis baseados em padrões de gestão de risco e oportunidades voltados para projetos de engenharia civil. Em seguida, foi realizada uma pesquisa empírica com arquitetos, engenheiros de construção civil e estudantes de arquitetura e engenharia civil de várias universidades de Maceió. Conclui- se que o mercado consumidor alagoano ainda não se encontra receptivo à empreendimentos de viés sustentável assim como os profissionais do setor construtivo não se encontram preparados para aplicar critérios sustentáveis em seus projetos e obras. Embora tenha sido verificada uma melhora na educação ambiental nos últimos anos, as universidades em Maceió estão a formar ou formaram recentemente pelo menos 30% de seus alunos com nenhum tipo de informação em adoção de critérios sustentáveis em projetos e obras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dilson Batista Ferreira, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas - Maceió – Brasil. Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado FAU/DEHA,/UFAL.
    Possui Doutorado (2013) em Energia pela Universidade Federal do ABC [UFABC]. Mestrado (2003) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas [UFAL]. Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2000) pela Universidade Federal de Alagoas [UFAL]. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas [FAU/UFAL] e membro do GECA (Grupo de Estudos em Conforto Ambiental) e gEPA (grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura). Professor colaborador do Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado [DEHA] da Universidade Federal de Alagoas [UFAL]. Gerente de Obras e projetos da Superintendência de Infraestrutura da UFAL. Possui vivência e experiência profissional em Gerenciamento de projetos e obras de grande porte nas áreas de Infraestrutura Civil e Aeroportuária, Arquitetura, Instalações Industriais, Urbanismo, Aterros Sanitários, Certificação Ambiental e Meio Ambiente .Atua em pesquisas na área de Arquitetura Pública com ênfase em Projetos, Tecnologia Construtiva, BIM e Gerenciamento de Obras de Projetos Públicos, atuando principalmente na temática escolar pública.
  • Ghisleine Edelways Schlick Beltrand, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas - Maceió – Brasil. Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado FAU/DEHA,/UFAL.
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado FAU/DEHA/UFAL.
  • Érico Albuquerque Oliveira, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas - Maceió – Brasil. Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado FAU/DEHA,/UFAL.
    Estuda Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, na linha de pesquisa Concepção e Construção do Espaço Habitado na Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2016), é técnico em edificações pelo SENAI (2012). Tem experiência em projetos residenciais e em projetos rurais no ramo da meliponicultura. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado FAU/DEHA/UFAL.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos