Diálogo entre arquitetura e ensino: contribuições da arquitetura aliada ao método montessoriano para o processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2018.v7i2.3042Palavras-chave:
Arquitetura Escolar, Educação Infantil, Lúdico, MontessoriResumo
A educação infantil, além de possibilitar descobertas e conhecimentos, torna-se também formadora da personalidade da criança. Este trabalho consiste em um estudo acerca da importância da arquitetura escolar para o processo de ensino-aprendizagem, mediante o uso da teoria pedagógica montessoriana e utilizando-se de aparatos como o ludicismo, as cores e a acessibilidade. O objetivo foi expor como a arquitetura, aliada ao método de ensino montessoriano, pode prover uma educação de qualidade. Diante disso, justifica-se a importância desta pesquisa, visto que a arquitetura e o ensino montessoriano podem motivar a aprendizagem da criança, transformando a educação em um instrumento que a estimule a aprender de modo prazeroso. Para isso, aplica-se um método de pesquisa que utiliza revisões da bibliografia acerca do tema e análise de projetos referenciais sobre o assunto, relacionando a teoria com a prática. Com base nisso, pode-se destacar as principais características presentes em um estabelecimento de ensino baseada na pedagogia montessoriana e como elas podem atuar em benefício da educação, além de apresentar recursos que a arquitetura dispõe que favorecem o processo de ensino-aprendizagem, mostrando o quanto um ambiente planejado e agradável torna-se fundamental para o pleno desenvolvimento infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.