Diálogo entre arquitetura e ensino: contribuições da arquitetura aliada ao método montessoriano para o processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2318-1109.2018.v7i2.3042

Palavras-chave:

Arquitetura Escolar, Educação Infantil, Lúdico, Montessori

Resumo

A educação infantil, além de possibilitar descobertas e conhecimentos, torna-se também formadora da personalidade da criança. Este trabalho consiste em um estudo acerca da importância da arquitetura escolar para o processo de ensino-aprendizagem, mediante o uso da teoria pedagógica montessoriana e utilizando-se de aparatos como o ludicismo, as cores e a acessibilidade. O objetivo foi expor como a arquitetura, aliada ao método de ensino montessoriano, pode prover uma educação de qualidade. Diante disso, justifica-se a importância desta pesquisa, visto que a arquitetura e o ensino montessoriano podem motivar a aprendizagem da criança, transformando a educação em um instrumento que a estimule a aprender de modo prazeroso. Para isso, aplica-se um método de pesquisa que utiliza revisões da bibliografia acerca do tema e análise de projetos referenciais sobre o assunto, relacionando a teoria com a prática. Com base nisso, pode-se destacar as principais características presentes em um estabelecimento de ensino baseada na pedagogia montessoriana e como elas podem atuar em benefício da educação, além de apresentar recursos que a arquitetura dispõe que favorecem o processo de ensino-aprendizagem, mostrando o quanto um ambiente planejado e agradável torna-se fundamental para o pleno desenvolvimento infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rochele Thais Minato, Universidade Paranaense
    Arquitetura e Urbanismo
  • Adriana Kunen, Universidade Paranaense

    Mestre em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 

    Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (UNIPAR)

  • Maria Fernanda Miranda Pezente, Universidade Paranaense

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (UNIPAR)

  • Daniele Kunz Pagno, Universidade Paranaense

    Mestranda em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (UNIPAR)

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

Artigos