Avaliação dos níveis de ruído em uma comunidade vizinha a uma indústria metalúrgica

Autores

  • Raíssa Santos Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Simone Queiroz da Silveira Hirashima Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Luciana de Melo Gomides Universidade Federal de Itajubá
  • Adriana Alves Pereira Wilken Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.18256/2318-1109.2017.v6i2.2170

Palavras-chave:

ruído, indústria metalúrgica, escola infantil

Resumo

Quando uma indústria está inserida em área urbana, o ruído surge como um dos principais impactos ambientais. Objetivou-se avaliar os níveis de ruído a que a comunidade vizinha a uma indústria metalúrgica está exposta. Foram utilizados dados de relatórios de automonitoramento declarados pela empresa no processo de licenciamento ambiental. Foram realizadas medições de ruído em uma escola infantil localizada no entorno da indústria. Verificou-se que as principais fontes de ruído decorrentes das atividades industriais referem-se principalmente à movimentação de veículos pesados onde se encontram as residências mais próximas ao empreendimento. Conclui-se que os níveis de ruído estão em desacordo com a legislação vigente, principalmente nos pontos de monitoramento localizados na lateral direita da indústria. Além disso, o ponto de medição na escola infantil mostrou-se bastante crítico, visto que os níveis de ruído neste ponto são considerados elevados pela NBR 10.151/2000.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raíssa Santos Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - UFMG. Engenheira Ambiental e Sanitarista - CEFET-MG 
  • Simone Queiroz da Silveira Hirashima, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
    Professora do Magistério Federal da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Departamento de Engenharia Civil do CEFET-MG. Arquiteta (UFMG), Fonoaudiologa (Izabela Hendrix), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (Pitágoras), mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (UFMG), doutora em Arquitetura e Urbanismo (USP). 
  • Luciana de Melo Gomides, Universidade Federal de Itajubá
    Professora do curso de Engenharia de Saúde e Segurança da Universidade Federal de Itajubá. Engenheira Mecânica pela UFMG, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFMG, Mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em biomecânica pela UFMG
  • Adriana Alves Pereira Wilken, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
    Professora do Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental do CEFET-MG. Engenheira Química (UFMG), Mestre em Ciências em Engenharia Ambiental (UFES) e PhD (Vrije Universiteit Amsterdam).

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos