A leitura do espaço urbano: interações entre patrimônio, memória e turismo cultural

Carina Copatti, Tarcísio Dorn de Oliveira

Abstract


O presente artigo traz reflexões sobre a leitura do espaço a partir de contribuições de diferentes autores das áreas de Geografia e Arquitetura, que tratam sobre os temas centrais abordados nesse texto, a saber: patrimônio, memória e turismo cultural. Nesse sentido, apresentam-se implicações e possibilidades que convergem para a leitura do espaço no processo de formação dos profissionais dessas áreas, numa perspectiva do cuidado com o lugar e com a comunidade que nele vive. A leitura do espaço transformado pelo movimento dos diferentes sujeitos vivendo em sociedade nos permite trazer ao debate o lugar enquanto possibilidade de interação, em conexão com outras escalas espaciais, tanto regional, nacional ou global. O patrimônio arquitetônico e a memória, tanto no processo de construção coletiva quanto na subjetividade do sujeito, convergem para a leitura do espaço, enquanto lócus cultural, que se configura como um espaço em constante transformação/alteração, a partir da evolução das sociedades que ali constroem diferentes relações. É importante salientar que a metodologia utilizada parte de uma perspectiva bibliográfica, com o intuito de promover discussões a partir de algumas ideias de diferentes autores, como Santos (1978, 1988, 2000), Carlos (2007) e Carvalho (2010, 2011), que contribuem para analisarmos e compreendermos o espaço vivido enquanto meio onde diferentes relações se estabelecem e se tornam possíveis.

 

A leitura do espaço urbano: interações entre patrimônio, memória e turismo cultural


Keywords


Patrimônio. Memória. Espaço Geográfico. Turismo Cultural.



DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v5n1p48-58

Refbacks

  • There are currently no refbacks.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons

A Revista de Arquitetura Imed está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png