A leitura do espaço urbano: interações entre patrimônio, memória e turismo cultural
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v5n1p48-58Palavras-chave:
Patrimônio. Memória. Espaço Geográfico. Turismo Cultural.Resumo
O presente artigo traz reflexões sobre a leitura do espaço a partir de contribuições de diferentes autores das áreas de Geografia e Arquitetura, que tratam sobre os temas centrais abordados nesse texto, a saber: patrimônio, memória e turismo cultural. Nesse sentido, apresentam-se implicações e possibilidades que convergem para a leitura do espaço no processo de formação dos profissionais dessas áreas, numa perspectiva do cuidado com o lugar e com a comunidade que nele vive. A leitura do espaço transformado pelo movimento dos diferentes sujeitos vivendo em sociedade nos permite trazer ao debate o lugar enquanto possibilidade de interação, em conexão com outras escalas espaciais, tanto regional, nacional ou global. O patrimônio arquitetônico e a memória, tanto no processo de construção coletiva quanto na subjetividade do sujeito, convergem para a leitura do espaço, enquanto lócus cultural, que se configura como um espaço em constante transformação/alteração, a partir da evolução das sociedades que ali constroem diferentes relações. É importante salientar que a metodologia utilizada parte de uma perspectiva bibliográfica, com o intuito de promover discussões a partir de algumas ideias de diferentes autores, como Santos (1978, 1988, 2000), Carlos (2007) e Carvalho (2010, 2011), que contribuem para analisarmos e compreendermos o espaço vivido enquanto meio onde diferentes relações se estabelecem e se tornam possíveis.
A leitura do espaço urbano: interações entre patrimônio, memória e turismo cultural
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.