Habitações sustentáveis construídas a partir de containers com aplicação de fontes renováveis para geração de eletricidade
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v4n2p52-60Palavras-chave:
Eficiência energética, Fontes renováveis, Geração de eletricidade, HabitaçãoResumo
O presente trabalho visa avaliar a viabilidade de geração de eletricidade a partir de fontes renováveis em habitações sustentáveis construídas a partir de containers. Para tanto, parâmetros importantes serão apresentados para escolha da instalação ou não da tecnologia solar ou eólica. Para a habitação, três cenários serão apresentados para a envoltória dos containers: sem isolamento, isolamento nas fachadas norte e oeste e, por fim, isolamento em todas as fachadas. A maior variante entre os cenários será o consumo para condicionamento dos ambientes internos. A partir deste estudo, será apresentada a quantidade de eletricidade atendida por painéis fotovoltaicos e, caso haja possibilidade de instalação, por aerogeradores. Além da redução no consumo de eletricidade gerada por meios convencionais, a redução de CO2 injetado na atmosfera pelo uso de termoelétricas representa uma grande motivação para escolha das tecnologias solar e eólica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.