A utilização de recursos naturais renováveis visando a sustentabilidade em propostas de iluminação para projetos arquitetônicos
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v5n2p10-23Palavras-chave:
Arquitetura de interiores, Bambu, Energia Solar, Inovação, Sustentabilidade.Resumo
Esta pesquisa, traz uma abordagem referente a utilização de material e energia renovável na concepção de novos produtos, com o intuito de incentivar a consciência ambiental. Desde os primórdios da indústria, a fabricação de produtos tem causado grande impacto ambiental, fosse pelos materiais utilizados, processos de fabricação ou descarte final. Deste modo notou-se a necessidade de mostrar que se deve aliar a arquitetura ao meio ambiente, proporcionando a concepção de produtos inovadores que aliam utilidade à sustentabilidade. Pensando em propostas de iluminação para projeto de interiores, optou-se por desenvolver uma luminária que utiliza energia fotovoltaica e bambu, um material altamente renovável, como matéria-prima principal em sua concepção. A referida pesquisa visa ainda mostrar que o bambu se adapta a indústria, não só a trabalhos artesanais, como é de costume no Brasil. O referencial bibliográfico trouxe embasamento teórico para o desenvolvimento da pesquisa, tratando da sustentabilidade no atual cenário mundial, bem como empregada no material e energia utilizados para a confecção da luminária. Para o desenvolvimento deste projeto, utilizaram-se como referências as metodologias de Baxter (1998) e Bonsiepe (1984), das quais se fez uso de suas principais fases. O resultado alcançado atingiu os objetivos propostos, concebendo uma luminária fotovoltaica sustentável que aliou design e sustentabilidade ao processo de criação e concepção.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.