Pedagogical strategies in specialized educational service in higher education: a comparative study

Ana Angelica Martins Matos, Rita de Cássia Araújo Abrantes dos Anjos, Renato Brito de Oliveira, Soraya Dayanna Guimarães Santos

Abstract


Since the 1990s, the social and educational rights of people with disabilities have been representative on the national and international scene. In this context, the proposal for an inclusive education is increasingly recurrent on the public policy agenda and a constant presence in educational discussions, articulating, mainly, with human rights and democracy. Considering the contributions of the inclusion proposal in higher education, this research aimed to investigate the strategies carried out by the accessibility and inclusion centers for the permanence of students with disabilities in universities, focusing on the provision of Specialized Educational Service (AEE). Questions about the most recent data on Special Education in higher education were addressed and a comparative, qualitative study was carried out, with description and analysis of documents and organizational practices in two private universities (Alpha and Beta) in two different regions of the country. The results showed that the actions developed at universities point to the need to foster an inclusive attitude, which needs to be built with collective reflection from all those involved. The Alpha University stood out in the pedagogical strategies of individualized assistance to the student and assistive technologies, while in the Beta University there is a greater predominance of resources, training and pedagogical support to the teacher. The study highlights the importance of Accessibility Centers for the inclusion of students with disabilities in higher education.


Keywords


Inclusion; University education; Permanence; Specialized educational assistance; Accessibility cores

References


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOHNERT, Gina de Oliveira Mendonça. Inclusão no ensino superior: uma proposta de ação. 2017. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, 2017.

BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília, 24 outubro, 1989. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7853.htm. Acesso em: 02 de março de 2019.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível: em: http://www6.senado.gov.br/legisla cao/ListaTextoIntegral.action?id=75723. Acesso em: 02 maio 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1998. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituic ao.htm. Acesso em: 30 maio 2018.

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm Acesso em: 02 março 2019.

BRASIL. Portaria n.º 1.679, de 2 de dezembro de 1999. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/c1_1679.pdf. Acesso em: 03 março 2019.

BRASIL. Lei n. 10.048, de 8 de novembro de 2000. Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências. Brasília, DF, 08 nov de 2000. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2000/lei-10048-8-novembro-2000-376937-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 02 março 2019.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF, 19 novembro 2000 Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2000/lei-10098-19-dezembro-2000-377651-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 02 mar 2019.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001: aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legis lacao/tecnico/legisla_tecnico_lei10172.pdf. Acesso em: 02 mar 2019.

BRASIL. Portaria nº 3.284, de 07 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Diário Oficial da União, n. 219, seção 1, p. 12, 11 nov. 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf. Acesso em: 9 mar. 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF, 2 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acesso em: 02 março 2019.

BRASIL. MEC. Edital nº 2. Programa Incluir. N. 93, seção 3, p. 39-40, 17 de maio de 2005.Disponível em: http://www.in.gov.br/ imprensa/visualiza/index.jsp? jornal=3&pagina=39&data=17/05/2005. Acesso: em 15 out 2018.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Especial. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2006

BRASIL. MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 17 de setembro de 2008. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html Acesso em: 02 março 2019.

BRASIL. Decreto 7611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, MEC, 2011

BRASIL. Referenciais de Acessibilidade na Educação Superior e a Avaliação in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Parte I – Avaliação de cursos de graduação. Brasília: MEC/INEP/DAES, 2013. Disponível em:http://www.ampesc.org.br/_arquivos/download/1382550379.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/205855325/lei-13146-15. Acesso em: 04 mar 2019.

BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo da Educação Superior 2017. [Online]. Brasília: Inep, 2017. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file. Acesso em: 10 abril 2019.

CARNEIRO, Moaci Alves. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações. 2 ed. Petrópolis. RJ: Vozes , 2008.

CARVALHO, Rosita Édler. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 6 ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

CUNHA, Célio da. Educação Comparada: relevância e caminhos metodológicos. In BRAY, Mark; ADAMSON, Bob; MASON, Mark. (Org.). Pesquisa em educação comparada: Abordagens e métodos, et al. - Brasília: Liber Livro. 2015, p. 22 a 25.

FERREIRA, Antônio Gomes. O sentido da educação comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, maio/ago. 2008.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Educação comparada. 3.ed; organização Ruy Lourenço Filho, Carlos Monarcha - 3. ed. – Brasília: MEC/Inep, 2004. 250p.

MANZON, M. Comparação entre lugares. In: Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos / Mark Bray; Bob Adamson; Mark Mason (Orgs.), et al. – Brasília: Liber Livro, 2015.

MEC. Relatório de Educação para Todos no Brasil, 2000-2015. Versão preliminar. 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2014-pdf/15774-ept-relatorio-06062014/file. Acesso 31 de maio 2018.

MEC. Aviso Circular nº 277/MEC/GM - Brasília, 08 de maio de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aviso277.pdf. Acesso em: 13 maio 2019.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: Unesco, 1990.

UNESCO. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca: Unesco, 1994.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i1.3386

Refbacks

  • There are currently no refbacks.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png