Avaliação dos cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil sob a perspectiva dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i4.4229Palavras-chave:
Evasão, Educação a Distância, Senso AcadêmicoResumo
A Educação Pública a Distância vem se estabelecendo, nos últimos tempos, como uma alternativa efetiva para os desafios demandados pelos alunos de nível superior no Brasil. Esta modalidade vem conquistando mais apoio e se estabelecendo por meio de legislação específica e financiamento continuo por parte do Governo Federal. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar a percepção dos estudantes sobre a qualidade dos cursos ofertados de forma a gerar um relatório descritivo, contendo o diagnóstico sobre os fatores internos e externos causadores, ou que poderiam causar desistências, e evasões. A pesquisa foi operacionalizada por meio da aplicação de um questionário utilizando-se a ferramenta LimeSurvey para 377.582 estudantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Os resultados do estudo indicam uma avaliação satisfatória dos discentes em relação a modalidade, aos cursos ofertados e material didático disponibilizado. Por outro lado, o principal desafio dos discentes é conciliar os estudos com o trabalho. Os resultados possibilitam, sob um olhar diferenciado, o entendimento das percepções dos discentes da modalidade no âmbito da Universidade Aberta do Brasil.Referências
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