Avaliação dos cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil sob a perspectiva dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i4.4229

Palavras-chave:

Evasão, Educação a Distância, Senso Acadêmico

Resumo

A Educação Pública a Distância vem se estabelecendo, nos últimos tempos, como uma alternativa efetiva para os desafios demandados pelos alunos de nível superior no Brasil. Esta modalidade vem conquistando mais apoio e se estabelecendo por meio de legislação específica e financiamento continuo por parte do Governo Federal. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar a percepção dos estudantes sobre a qualidade dos cursos ofertados de forma a gerar um relatório descritivo, contendo o diagnóstico sobre os fatores internos e externos causadores, ou que poderiam causar desistências, e evasões. A pesquisa foi operacionalizada por meio da aplicação de um questionário utilizando-se a ferramenta LimeSurvey para 377.582 estudantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Os resultados do estudo indicam uma avaliação satisfatória dos discentes em relação a modalidade, aos cursos ofertados e material didático disponibilizado. Por outro lado, o principal desafio dos discentes é conciliar os estudos com o trabalho. Os resultados possibilitam, sob um olhar diferenciado, o entendimento das percepções dos discentes da modalidade no âmbito da Universidade Aberta do Brasil.

Biografia do Autor

  • Armando Araujo de Souza Junior, Universidade Federal do Amazonas
    Administrador de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pelo CIESA, possui MBA Executivo em Gestão da Produção também pelo CIESA, Especialista em Produção de Material Didático EaD pela UFAM, Especialista em Gestão dos Hospitais Universitários Federais do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em SP. Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ricardo Jorge da Cunha Costa Nogueira, Universidade Federal do Amazonas
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM; Especialista em Produção de Material Didático em Educação à Distância- UFAM; Especialista em Gestão pela Qualidade Total- UFAM; Graduado em: Administração de Empresas/UFAM; Processamento de Dados/UEA.
  • Jurandir Moura Dutra, Universidade Federal do Amazonas
    Possui graduação em Administração, Mestrado em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2012) e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia - UFAM (2018). É professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas - UFAM ministrando disciplinas do curso de administração na modalidade presencial e a distância.
  • Joao Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas
    Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009) e doutorado sanduiche em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Universidade da Califórnia - Berkeley (2013).

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2022-07-29

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Artigos