Ensino odontológico para pacientes especiais e gestão em saúde.

Autores

  • Sérgio Spezzia Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Silvia Regina Bertolini Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v6n1p85-98

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Pessoas com Deficiência, Ensino, Capacitação Profissional.

Resumo

As pessoas com necessidades especiais constituem uma população heterogênea portadora de grande variedade de deficiências físicas, mentais, neurológicas ou sociais. Sob o ponto de vista odontológico são aqueles indivíduos que necessitam de cuidados especiais por tempo indeterminado ou por parte de sua vida. São todos aqueles que apresentam condições debilitantes, que acarretam uma atenção maior por parte do cirurgião dentista. Muito se questiona sobre a forma adequada de manejo destes indivíduos e poucos são os profissionais interessados em suprir as suas carências odontológicas. O objetivo deste artigo foi verificar como procede a ministração da disciplina de pacientes especiais nos cursos de graduação em Odontologia e averiguar como estão sendo feitas as adequações no Sistema Único de Saúde (SUS), no intuito de viabilizar os atendimentos odontológicos prestados a esse público de pacientes através de capacitação profissional. Medida posta em prática para resolução dos problemas de insuficiência profissional no atendimento dos pacientes especiais pelos cirurgiões dentistas, foi a de promover a Capacitação de Profissionais da Odontologia Brasileira Vinculados ao SUS para a Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência. Concluiu-se que o aprimoramento das grades curriculares dos cursos de graduação em Odontologia, no que tange a oferta da disciplina de pacientes especiais possui condições de propiciar meios para cobertura da demanda por atendimentos, ao mesmo tempo que pode possibilitar menores gastos e custos públicos voltados para capacitação dos cirurgiões dentistas atuantes em unidades assistenciais públicas, viabilizando a gestão pública em saúde realizada no SUS com menores esforços.

 

 

Biografia do Autor

  • Sérgio Spezzia, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Cirurgião Dentista. Estagiário de Observação no Depto de Estomatologia do Hospital do Câncer A. C. Camargo – SP em 2008. Mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Membro do Corpo Editorial da Revista Uningá Review e do Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research.

  • Silvia Regina Bertolini, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo
    Professora do Curso de Especialização em Gestão em Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Ciências pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2017-08-04

Edição

Seção

Revisões Bibliográficas