Leitor-modelo: um estudo de caso com abordagem do sociointeracionismo

Ricardo de la Rocha Ladeira, Dóris Helena de la Rocha Ladeira, Bruno de la Rocha Ladeira

Resumen


Este artigo tem por objetivo analisar, em uma aula de educação a distância, as interações do professor com o estudante, bem como suas produções, por meio da abordagem do sociointeracionismo discursivo (ISD). Este visa mostrar o papel fundador da linguagem e, sobretudo, do funcionamento da atividade discursiva no desenvolvimento humano (Bronckart, 1997). Por meio desta abordagem são identificados os tipos de discurso e as figuras de ação que são representadas nas falas do professor e do aluno, sujeitos deste trabalho. Ambos participaram do ato comunicativo que a aula como atividade requer, neste caso, em um ambiente virtual de aprendizagem. Procura-se, a partir daí, através das análises das aulas, identificar se o estudante desta modalidade, neste caso específico, pode ser considerado leitor-modelo, ou seja, se responde às expectativas do professor, e vice-versa. O presente estudo foi realizado no Moodle de uma disciplina do Curso de Jornalismo, de uma universidade do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave: Leitor-modelo, ensino a distância e educação.



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DOI: https://doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v3n1p22-30

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ISSN 2359-3539

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