O uso de Mídias Sociais como Ferramentas de Auxílio aos Estudos por Alunos de uma Instituição de Ensino Superior Privada

Roque Francisco Silva Oliveira, Fernando Coutinho Garcia, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Pedro Favarini Aires de Lima

Resumen


As mídias sociais vem se tornando um recurso cada vez mais útil no dia a dia das pessoas e nas organizações. Deste modo surge a seguinte questão:Como as mídias sociais são utilizadas pelos alunos de graduação em apoio a suas atividades acadêmicas? Para que se responda isso foi definido como objetivo geral descrever como as mídias sociais são utilizadas pelos alunos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Belo Horizonte, como ferramentas auxiliares para os estudos. O embasamento teórico desta pesquisa permeou o conceito de mídias sociais, suas diferentes categorias e o uso das mídias sociais na aprendizagem. A abordagem do estudo foi quantitativa, classificada como descritiva quanto aos fins e quanto aos meios, um estudo de caso. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário em três turmas de graduação. Os dados foram lançados e tratados em uma planilha do Excel 2007 e confrontado com o referencial teórico da pesquisa. Concluiu-se que mesmo com pouco conhecimento sobre as mídias sociais os alunos percebem que seu uso é de grande auxílio na aprendizagem, seja na busca de novos conceitos, na obtenção de novos conhecimentos ou na troca de informações com os colegas.


Texto completo:

PDF (Português (Brasil))


DOI: https://doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v3n2p55-66

Enlaces refback





ISSN 2359-3539

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.