Transtorno do Humor Bipolar: A Importância do Diagnóstico precoce na Infância e na Adolescência
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n1p28-38Palavras-chave:
transtorno afetivo bipolar, infância, adolescênciaResumo
O transtorno do humor bipolar caracteriza-se pela presença de episódios alternados de depressão, mania e de episódios mistos. Pode, também, se manifestar através de um episódio de hipomania, que é semelhante à mania, porém, sem apresentar sintomas psicóticos e com menor interferência na vida funcional da criança e do adolescente. Para diagnosticar a mania, deve-se observar o humor, que geralmente encontra-se irritável ou expansivo por uma semana ou mais, podendo estar associado a outras características, como aumento da auto-estima, diminuição da necessidade do sono, necessidade de falar além do usual, fuga de idéias. Os critérios de diagnóstico utilizados e aceitos são os da CID –10 e do DSM –IV-TR, os mesmos utilizados para os adultos. O presente artigo tem por objetivo destacar a importância do diagnóstico precoce para minimizar os prejuízos funcionais advindos do não tratamento. Para isso, ressalta a necessidade do conhecimento dos critérios diagnósticos DSM-IV-TR e das suas especificidades na apresentação do transtorno na infância e adolescência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico