Alternating Attention Test (TEALT): Differences Between Brazilian States and age Groups
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
Alchieri, J. C., Noronha, A. P. P., & Primi, R. (2003). Guia de Referência: Testes Psicológicos Comercializados no Brasil. São Paulo, Casa do Psicólogo.
Cambraia, S. V. (2003). Teste de Atenção Concentrada (AC). Manual. São Paulo: Vetor Editora.
Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN (2013). Resolução nº 425/2013. Brasília, DF: CONTRAN.
Dalgalarrondo, P. (2000). Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed.
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2007). Limitações da atenção e do desempenho. Em M. W. Eysenck, & M. T. Keane (Orgs.). Manual de psicologia cognitiva (5a ed., pp. 142-185). Porto Alegre: Artmed.
Fitts, P. M., & Posner, M. I. (1967). Human Performance. Belmont, CA: Brooks/Cole.
Gaddes, W. H., & Edgell, D. (1994). Learning disabilities and brain function: A neuropsychological approach. New York: Springer-Verlag.
Hawkins, H. L., Kramer, A. F., & Capaldi, D. (1992). Aging, exercise, and attention. Psychology and Aging, 7(4), 643-653.
Hoffman, L., McDowd, J. M., Atchley, P., & Dubinsky R. A. (2005). The role of visual attention in predicting driving impairment in older adults. Psychology and Aging, 20, 610-622.
Hoffman, L., & McDowd, J. M. (2010). Simulator Driving Performance Predicts Accident Reports Five Years Later. Psychology and Aging, 25(3), 741-745.
Montiel, J. M., Figueiredo, E. R. M., Lustosa, D. B. S., & Dias, N. M. (2006). Evidência de validade para o Teste de Atenção Concentrada Toulouse-Piéron no contexto de trânsito. Psicologia: Pesquisa e Trânsito, 2(1), 19-27.
Noronha, A. P. P., Sisto, F. F., Bartholomeu, D., Lamounier, R., & Rueda, F. J. M. (2006). Atenção sustentada e concentrada: construtos semelhantes? Psicologia: Pesquisa & Trânsito, 2(1), 29-36.
Papalia, D. E., & Olds, S. W. (2000). Desenvolvimento Humano. São Paulo: Pioneira.
Pashler, H. E. (1999). The psychology of attention. Cambrigde, MA: MIT Press.
Posner, M. I. (1993). Attention before and during the decade of the brain. Em D. E. Meyer, & S. Kornblum (Orgs.). Attention and Performance, XIV. Cambridge, MA: Bradford.
Pesce, C., Guidetti, L., Baldari, C., Tessitore, A., & Capranica, L. (2005). Effects of aging on visual attentional focusing. Gerontology, 51(4), 266-276.
Primi, R. (2010). Avaliação Psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 25-35.
Primi, R., & Nunes, C. H. S. S. (2010). O SATEPSI: desafios e propostas de aprimoramento. Em Conselho Federal de Psicologia – CFP (Org.). Avaliação Psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão (pp. 101-128). Brasília: CFP.
Richards, J. E. (2004). The development of sustained attention in infants. Em Posner M. I. (org.). Cognitive neuroscience of attention (pp. 342-56). New York: Guilford Press.
Rozestraten, R. J. A. (1981). Estilo perceptivo e acidentes de trânsito. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 33(3), 03-19.
Rueda, F. J. M., & Gurgel, M. G. A. (2008). Evidências de validade relativas ao contexto do trânsito para o Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF. Revista de Psicologia da Vetor Editora, 9(2), 165-172.
Rueda, F. J. M. (2009). Evidências de validade para o Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba.
Rueda, F. J. M., Noronha, A. A. P., Sisto, F.F., & Bartholomeu, D. (2008). Evidência de Validade de Construto para o Teste de Atenção Sustentada. Psicologia Ciência e Profissão, 28(3), 494-505.
Rueda, F. J. M., & Castro, N. R. (2010). Capacidade atencional: há decréscimo com o passar da idade? Psicologia: Ciência e Profissão, 30(3), 572-587.
Rueda, F. J. M. (2011). Desempenho no teste de atenção dividida como resultado da idade das pessoas. Estudos de Psicologia (Campinas), 28(2), 251-259.
Rueda, F. J. M., & Monteiro, R. M. (2012). Avaliação da Atenção no Contexto da Psicologia do Trânsito: análise das publicações na área. Em E., Boruchovitch, A. A. A., Santos, & E., Nascimento (Orgs.). Avaliação psicológica nos contextos educativo e psicossocial (pp. 281-299). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Rueda, F. J. M., & Monteiro, R. M. (2013). Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): desempenho de diferentes faixas etárias. Psico-USF, 18(1), 99-108.
Sanchez-Gil, I. Y., & Perez-Martinez, V. T. (2008). El funcionamiento cognitivo en la vejez: atención y percepción en el adulto mayor. Revista Cubana de Medicina General Integrada, 24(2), 1-7.
Sternberg, R. J. (2008). Atenção e consciência. Em R. J. Sternberg (Org.). Psicologia cognitiva (4a ed., pp. 71-114). Porto Alegre: Artmed.
Stradling, S. G., & Parker, D. (1996). Violations on the road: Bad attitudes make bad drivers. Proceedings of the Conference Road safety in Europe of Swedish National Road and Transport Reasearch Institute, 7A(1), 187-202.
Summala, H., Hakkanen, H., Mikkola, T., & Sinkkonen, J. (1999). Task effects on fatigue symptoms in overnight driving. Ergonomics, 42(6), 798-806.
DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v7n2p5-15
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista de Psicologia da IMED
ISSN 2175-5027
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
BASES DE DADOS E INDEXADORES