Perfil dos Artigos sobre Depressão em Periódicos Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n1p476-486Resumo
A depressão é um transtorno mental que causa muitos prejuízos, e ter um conhecimento mais aprofundado sobre esta patologia permite o estabelecimento de estratégias mais eficazes de enfrentamento. Nesse, sentido, uma produção científica de qualidade é o ponto de partida para uma abordagem adequada no tratamento. O objetivo deste artigo foi analisar a produção bibliográfica sobre depressão em periódicos brasileiros avaliados pelo sistema QUALIS da CAPES. O método consistiu em levantar os periódicos em psicologia on-line e com mecanismos de busca avaliados pelo QUALIS em 2010, e neles filtrar os artigos com o descritor “depressão". Foram selecionados por estes critérios 665 artigos encontrados em 222 periódicos. Os resultados apontam que a maior parte dos artigos sobre depressão é escrita em português, possui enfoque biológico, são estudos de levantamento/correlação e não apresenta explicitamente a teoria que fundamenta a análise dos dados. Este perfil indica que a produção brasileira sobre depressão pode ser mais bem qualificada, aprimorando o conhecimento sobre esta psicopatologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico