A Implantação do Acolhimento na Abordagem Sistêmica em uma Clínica-Escola: possibilidades e desafios

Autores

  • Angélica Paula Neumann URI
  • Eliana Piccoli Zordan URI

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n1p496-505

Resumo

Este artigo apresenta o relato da experiência de implantação do serviço de acolhimento, com base na abordagem sistêmica, na clínica-escola do curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões da URI - Campus de Erechim. O objetivo é refletir sobre as possibilidades e os desafios vinculados à prática do acolhimento nesta abordagem. Para tanto, o estudo apresenta a clínica-escola e o modo como os acolhimentos são realizados de um modo geral, focando-se em seguida nas especificidades, possibilidades e desafios encontrados na implantação desta prática segundo a epistemologia sistêmica. Entre as principais possibilidades, está o atendimento de famílias e casais, e entre os desafios, a modificação de uma cultura de atendimento psicológico individual em detrimento de outras modalidades de tratamento, a qual ainda vigora em nosso contexto.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Neumann, A. P., & Zordan, E. P. (2011). A Implantação do Acolhimento na Abordagem Sistêmica em uma Clínica-Escola: possibilidades e desafios. Revista De Psicologia Da IMED, 3(1), 496-505. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n1p496-505