Diferentes Caminhos entre Negros e Negras no Ensino Superior. Estudo de Gênero e Raça.
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n1p487-495Resumo
Este estudo enfoca as variáveis de gênero e raça a partir da sua influência na permanência, na evasão e no sucesso acadêmico, e seus reflexos na construção de uma capacitação profissional de nível superior dos (a)s estudantes bolsistas negros (as) em uma instituição privada em Porto Alegre (RS). A crítica é feita a partir de uma prática em um Programa de Ações Afirmativas através da educação de nível superior. A busca do ensino superior privado tem sido maior por parte de mulheres negras do que de homens negros, contrariando os indicativos do ensino fundamental e médio, que aponta o privilégio dos homens negros em detrimento das mulheres negras. Percebe-se que, ainda que o recorte raça seja pontuado, os caminhos que as negras percorrem têm sido diferenciado dos percorridos pelos negros em busca de ascensão social via educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico