Diferentes Caminhos entre Negros e Negras no Ensino Superior. Estudo de Gênero e Raça.

Autores

  • Ana Luiza dos Santos Julio PUCRS
  • Marlene Neves Strey PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n1p487-495

Resumo

Este estudo enfoca as variáveis de gênero e raça a partir da sua influência na permanência, na evasão e no sucesso acadêmico, e seus reflexos na construção de uma capacitação profissional de nível superior dos (a)s estudantes bolsistas negros (as) em uma instituição privada em Porto Alegre (RS). A crítica é feita a partir de uma prática em um Programa de Ações Afirmativas através da educação de nível superior. A busca do ensino superior privado tem sido maior por parte de mulheres negras do que de homens negros, contrariando os indicativos do ensino fundamental e médio, que aponta o privilégio dos homens negros em detrimento das mulheres negras. Percebe-se que, ainda que o recorte raça seja pontuado, os caminhos que as negras percorrem têm sido diferenciado dos percorridos pelos negros em busca de ascensão social via educação. 

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Julio, A. L. dos S., & Strey, M. N. (2011). Diferentes Caminhos entre Negros e Negras no Ensino Superior. Estudo de Gênero e Raça. Revista De Psicologia Da IMED, 3(1), 487-495. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n1p487-495