Manifestações simbólicas nos sonhos de adultos-jovens

Autores

  • Helen Longhi Wagner
  • Gabriel Chitto Gauer
  • Andréa Beheregaray

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n1p10-19

Palavras-chave:

Sonhos, manifestação

Resumo

O presente estudo se propõe a apresentar a análise de sonhos de adultos-jovens com o objetivo de levantar hipóteses interpretativas. A análise dos sonhos é feita com base no referencial  psicodinâmico, em especial na teoria de C. G. Jung, segundo a qual os sonhos funcionam como complementação e compensação da visão do ego vigil. Conforme é apresentado no decorrer do texto, foram analisados três relatos de sonhos cedidos por dois participantes: um do sexo masculino e um do sexo feminino. Nos casos analisados, entre outros aspectos, pode-se observar que em um dos participantes, os conflitos mais evidentes se relacionam a questões familiares, enquanto que no outro caso questões narcisistas parecem ter maior peso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helen Longhi Wagner

    Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Gabriel Chitto Gauer
    Pós-Doutor pela University of Maryland System U.M.S Estados Unidos. Prof. do Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Direito e Departamento de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Andréa Beheregaray

    Psicóloga. Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Wagner, H. L., Gauer, G. C., & Beheregaray, A. (2009). Manifestações simbólicas nos sonhos de adultos-jovens. Revista De Psicologia Da IMED, 1(1), 10-19. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n1p10-19