Manifestações simbólicas nos sonhos de adultos-jovens
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n1p10-19Palavras-chave:
Sonhos, manifestaçãoResumo
O presente estudo se propõe a apresentar a análise de sonhos de adultos-jovens com o objetivo de levantar hipóteses interpretativas. A análise dos sonhos é feita com base no referencial psicodinâmico, em especial na teoria de C. G. Jung, segundo a qual os sonhos funcionam como complementação e compensação da visão do ego vigil. Conforme é apresentado no decorrer do texto, foram analisados três relatos de sonhos cedidos por dois participantes: um do sexo masculino e um do sexo feminino. Nos casos analisados, entre outros aspectos, pode-se observar que em um dos participantes, os conflitos mais evidentes se relacionam a questões familiares, enquanto que no outro caso questões narcisistas parecem ter maior peso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico