Resilience factors in teachers of a communitary day care relating with the situations of social vulnerability
Resumen
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
Agostinho, K.A. (2003). O espaço da creche: que lugar é este? Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 164p.
Bardin, L. (1979). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Cerisara, A.B. (2011). Em busca da identidade das profissionais de educação infantil. Disponível em: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/Site/documentos/espaco-virtual/espacoeducar/educacaoinfantil/artigos/em%20busca%20da%20identidade%20das%20profissionais....pdf, 1-14. Acesso em: set. 2014.
Codo, W. & Vasques-Menezes, I. (2000). Burnout: sofrimento psíquico dos trabalhadores em educação. Cadernos de Saúde do Trabalhador, 14, 29-48.
de Andrade, P.S. & de Oliveira Cardoso, T.A. (2012). Prazer e dor na docência: revisão bibliográfica sobre a Síndrome de Burnout. Saúde e Sociedade, 21(1), 129-140.
Del Prette, A. & Del Prette, Z.A. (2003). No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia, 8(3), 413-420.
Delvan, J.D.S.; Becker, A.P.S. & Braun, K. (2010). Fatores de Risco no Desenvolvimento de Crianças e a Resiliência: um estudo teórico. Revista de Psicologia da IMED, 2(1), 349-357.
Fergus, S. & Zimmerman, M.A. (2005). Adolescent resilience: a framework for understanding healthy development in the face of risk. Annual Reviews of Public Health, 26, 39-419.
Fhairus, J.V.; Amorim, C. & Moser, A.M. (2009). A Síndrome de Burnout em Professores de Educação Física. Revista de Psicologia da IMED, v. 1, n. 1, p. 127-136.
Gomes, R.M.S. & Pereira, A.M.S. (2008). Estratégias de coping em educadores de infância portugueses. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 12, (2), 319-326.
Matsukura, T.S.; Fernandes, A.D.S.A.; Cid, M.F.B. (2014). Saúde Mental Infantil em Contextos de Desvantagem Socioeconômica: fatores de risco e proteção. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, 22(2), 251-262.
Morais, N. A., Koller, S. H. & Raffaelli, M. (2012). Rede de apoio, eventos estressores e mau ajustamento na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Universitas Psychologica, 11 (3), 779-791.
Nepomuceno, R.F. & Witter, G.P. (2010). Influência da família na decisão profissional: opinião de adolescentes. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 14(1), 15-22.
Nylander, P.I.A.; Santos, R.C.B; Magalhães, L.S.; Afonso, T; Cavalcante, L.I.C. (2012). Educadores Infantis: aspectos da formação profissional e do trabalho em creche. Temas em Psicologia, 20 (2), 571-584.
Oliveira, J. B. de; Lipp, M.E.N. (2009). Resiliência e controle do stress em juízes e servidores públicos. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, 29(2), 287-306.
Oliveira, M.A.D., Reis, V.L.D., Zanelato, L.S. & Neme, C.M.B. (2008). Resiliência: análise das publicações no período de 2000 a 2006. Psicologia: ciência e profissão, 28(4), 754-767.
Pesce, R. P., Assis, S. G.; Santos, N. & Oliveira, R. D. (2004). Risco e proteção: em busca de um equilíbrio promotor de resiliência. Psicologia: teoria e pesquisa, 20(2), 135-143.
Poletto, M., Koller, S.H. & Dell’Aglio, D.D. (2009). Eventos estressores em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Porto Alegre. Ciência e saúde coletiva, 14(2), 455-466.
Ramos, D.D; Salomão, N.M.R. (2013). Desenvolvimento Infantil: concepções e práticas de educadoras em creches públicas. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 15(3), 200-213.
Rego, E.F.D.M. (2010). Uma creche em que, as cuidadoras de crianças também requerem cuidados. Proceedings of the 1nd Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca.
Romani, P.F. & Gutfreind, C. (2008). Redefinindo Horizontes na esfera da Sexualidade Adolescente: uma intervenção com meninas em situação de risco. Revista Brasileira de Psicoterapia, 10(3), 320-335.
Sánchez, A. I. M., & Bertolozzi, M. R. (2007). Pode o conceito de vulnerabilidade apoiar a construção do conhecimento em Saúde Coletiva. Cien Saude Colet, 12(2), 319-324.
Santos, C.M.C.F.S. (2013). Vulnerabilidade ao Stress, Coping e Burnout em Educadores de Infância da Ilha da Madeira. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade de Madeira. Funchal, Portugal, 89 p.
Sawaya, A.L., Solymos, G.M.B., Florêncio, T.M.D.M.T. & Martins, P.A. (2003). Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros. Estudos avançados, 17(48), 21-44.
Sousa, C.; Miranda, F.; Nieto, M.C.L.; Dores, R. (2014). Educação para a Resiliência. Conhecimento & Diversidade, 11, jan./jun., 26-40.
Teixeira, R. R. (2005). Humanização e atenção primária à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 10(3), 585-597.
Wagner, D. (2014). Síndrome de Burnout: um estudo junto aos educadores (professores e educadores assistentes) em escolas de educação infantil. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 113 p.
DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v7n1p79-86
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Copyright (c) 2015
ISSN 2175-5027
La Revista de Psicologia da IMED está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
BASES DE DADOS E INDEXADORES
![]() | ![]() | ![]() | ||
![]() | ![]() | ![]() | ||
![]() | ![]() | ![]() | ||
![]() | ![]() |