A transferência na relação médico/paciente versus analista/analisando
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n1p4-9Palavras-chave:
Transferência, Psicanálise, MedicinaResumo
A questão da transferência, tão importante para a psicanálise, está presente tanto na relação entre médico e paciente como na relação entre psicanalista e analisando. O presente trabalho constitui-se de uma revisão da bibliografia, tendo como principal objetivo fazer uma relação, levando-se em consideração principalmente os aspectos transferências, entre a prática médica e do analista. A partir das leituras baseadas em um referencial psicanalítico freudiano e lacaniano, buscou-se fazer um apanhado geral sobre esse tema e algumas considerações sobre a transferência nos diferentes níveis de atuação profissional. No decorrer desse trabalho, pode-se perceber que existe uma diferença fundamental entre a posição do médico e do psicanalista/psicoterapeuta com relação aos seus pacientes, pois a situação médica promove o tratamento do corpo físico, objetivando a sua cura; o analista, por sua vez, trata desse corpo e desse sintoma através da fala, intervindo na história do paciente e provocando efeitos terapêuticos por meio desse atravessamento. A transferência só acontece na relação com o outro, e este outro se faz presente através da subjetividade, pela presença do inconsciente, na medida em que o outro influencia na construção da subjetividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico