Diferenças Quanto ao Desempenho na Atenção Concentrada de Crianças e Adolescentes com e sem TDAH

Autores

  • Regina Maria Fernandes Lopes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Roberta Fernandes Lopes do Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Fernanda da Cunha Sartori Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Irani I. de Lima Argimon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n2p377-384

Resumo

A atenção é um processo neuropsicológico complexo que tem a função de facilitar a atividade mental selecionando estímulos mais importantes, dentre outros que estão ocorrendo no mesmo momento, de acordo com a necessidade do organismo. Algumas dificuldades encontradas em relação à atenção se referem à distração, esquecimentos, repetição de erros e necessidade de perguntar mais de uma vez a mesma coisa. O objetivo deste estudo é avaliar as diferenças quanto a atenção concentrada através do D2 Teste de Atenção Concentrada em 60 crianças e adolescentes, com e sem TDAH, com idade entre 9 e 15 anos. Os achados mostram que o D2  é um instrumento sensível para avaliar essa função na população investigada, porém sugere-se um estudo envolvendo uma amostra maior. O estudo também mostrou que existem diferenças significativas entre os grupos, que o grupo com TDAH apresentou um pior desempenho.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Lopes, R. M. F., Nascimento, R. F. L. do, Sartori, F. da C., & Argimon, I. I. de L. (2010). Diferenças Quanto ao Desempenho na Atenção Concentrada de Crianças e Adolescentes com e sem TDAH. Revista De Psicologia Da IMED, 2(2), 377-384. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n2p377-384