Evolução Histórica da Propaganda, Legislação Antitabagismo e Consumo de Cigarro no Brasil

Autores

  • Marina Davoglio Tolotti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Tárcia Rita Davoglio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n2p420-432

Resumo

Este estudo observou nove propagandas de cigarro veiculadas na televisão brasileira, de 1980 a 1998, relacionado-as com dados oficiais de consumo de cigarro nesse período, visando analisar a interferência da propaganda no hábito de fumar. As propagandas foram descritas, segundo as variáveis: ano de veiculação, marca do cigarro, slogan, conteúdo, personagens e advertências do Ministério da Saúde. As descrições foram analisadas e comparadas com dados oficiais divulgados sobre a legislação e o tabagismo no Brasil. Constatou-se diminuição do consumo mediante leis anti-fumo restritivas à publicidade, implantadas em 88, 95 e 2000, sendo que nesse período o consumo foi reduzido em 63 bilhões de unidades, evidenciando-se relação entre as propagandas e o consumo de tabaco. Tais dados sugerem que conteúdos veiculados pela propaganda na televisão brasileira tendem a interferir significativamente no comportamento do consumidor, apontando a demanda por constantes legislações e políticas públicas baseadas na perda dessa estabilização e conseqüente retomada do consumo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Tolotti, M. D., & Davoglio, T. R. (2010). Evolução Histórica da Propaganda, Legislação Antitabagismo e Consumo de Cigarro no Brasil. Revista De Psicologia Da IMED, 2(2), 420-432. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n2p420-432