Atividades Lúdicas durante a Sessão de Diálise
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n2p398-408Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos das atividades lúdicas realizadas durante as sessões de hemodiálise em um hospital de médio porte do interior do Rio Grande do Sul, realizou-se um estudo qualitativo, exploratório-descritivo. Participaram do mesmo oito pacientes, que realizaram atividades lúdicas e responderam a uma entrevista semiestruturada, cujo conteúdo foi submetido à análise temática. A aplicação das atividades na diálise trouxe benefícios aos pacientes, pois lhes ofereceu entretenimento, possibilitou-lhes passagem mais rápida do tempo, afastou a tristeza e estimulou seu raciocínio. Apesar de pequenas dificuldades de infraestrutura, de timidez dos pacientes e do pouco apoio da equipe, a constância no oferecimento dos jogos e da música promoveu a adesão e o acolhimento desses pacientes. O lúdico minimiza a ociosidade durante a hemodiálise, é viável como cuidado de enfermagem, tem boa aceitação e humaniza a assistência, promovendo o bem-estar psicossocial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico