Adaptação ao trabalho não presencial de servidores públicos do poder judiciário

Renata Silva de Carvalho Chinelato, Renato Tocchetto de Oliveira, Daeana Paula Bourscheid, Maria Eduarda Jaruzo Moraes

Resumo


Servidores públicos do poder judiciário vivenciaram o teletrabalho compulsório durante a pandemia da covid-19. Isso implicou na alteração de formas tradicionais de desenvolver as atividades laborais, que passaram a ser realizadas em casa, mediadas por tecnologias da comunicação e informação, ao mesmo tempo em que houve necessidade de conciliar as tarefas de trabalho com as domésticas/familiares. Nesse sentido, este estudo investigou a adaptação ao trabalho não presencial de servidores públicos do sistema judiciário da região sul do Brasil. Foram realizados dois grupos focais, um presencial e um on-line, que contaram com a participação de oito e sete trabalhadores, respectivamente. Os dados foram sistematizados em cinco categorias por meio da técnica de análise de conteúdo: adaptação geral ao trabalho não presencial, organização e cotidiano do trabalho, habilidades necessárias ao trabalho remoto, conciliação do trabalho e da vida privada e desgastes emocionais em função da pandemia. Os resultados mostraram que, por mais que o processo de adaptação inicial tenha sido vivenciado com dificuldade pela maioria dos participantes, foram identificadas experiências positivas, como aprovação à utilização das tecnologias, bem como satisfação e orgulho pelo alcance do desempenho das atividades.

Palavras-chave


adaptação psicológica; teletrabalho; equilíbrio trabalho-vida

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2024.v16i1.5171

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