Adoção Inter-Racial e a Espera na Adoção

É Possível ser (In)Diferente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027.2024.v16i2.5109

Palavras-chave:

Adoção, Relações familiares, Racismo, Relações raciais.

Resumo

A adoção inter-racial, especialmente de crianças negras por pessoas brancas, configura-se como realidade frequente no Brasil, embora ainda pouco problematizada nos processos de habilitação e espera. Este estudo buscou analisar as narrativas de pessoas brancas habilitadas à adoção, acerca das relações raciais durante a espera no Sistema Nacional de Adoção (SNA), visto que permanece escassa a literatura nacional sobre o tema. Trata-se de um estudo de caso coletivo, conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas entre 2017 e 2019 em Porto Alegre/RS. Foram incluídos 5 participantes que se declaravam indiferentes quanto à raça da criança pretendida e que aprofundaram as questões raciais nas entrevistas. A análise temática reflexiva dos dados produziu dois eixos temáticos: I. A minimização da raça na adoção e II. A construção do letramento racial na adoção.  Os resultados evidenciam a necessidade de que pretendentes brancos problematizem sua branquitude, exercitem o letramento racial crítico e pratiquem a socialização racial. Já as equipes psicossociais e o SNA, deveriam incorporar o letramento racial como critério para a habilitação para adoção inter-racial. Tais estratégias podem fortalecer vínculos familiares, favorecer ambientes protetivos e contribuir para o desenvolvimento saudável de crianças negras em famílias adotivas inter-raciais.

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Biografia do Autor

  • Liziane Guedes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora de graduação em psicologia no Centro Universitário Ritter dos Reis. 

  • Karin Juliana Daffinyn da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adolfo Pizzinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professor Doutor no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora Doutora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

12/04/2025

Edição

Seção

Artigo empírico

Como Citar

Silva, L. G. da, Daffinyn da Silva, K. J., Pizzinato, A., & Frizzo, G. B. (2025). Adoção Inter-Racial e a Espera na Adoção: É Possível ser (In)Diferente?. Revista De Psicologia Da IMED, 16(2), 78-95. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2024.v16i2.5109