Motivações para Uso do Grindr
Estudo Qualitativo com Homens não Heterossexuais
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027.2024.v16i2.5073Palavras-chave:
Motivação, Homens, Minorias Sexuais e de GêneroResumo
O presente estudo objetivou conhecer as motivações para o uso do aplicativo Grindr. Para tanto, participaram 121 homens cisgênero não-heterossexuais (Midade = 29,6; DP = 6,05) de diferentes estados do Brasil, que responderam a perguntas demográficas e duas questões abertas. Os dados foram analisados no software Iramuteq, em que se procedeu a análise de Classificação Hierárquica Descendente, identificando-se cinco classes: (1) Busca por parceria, (2) Necessidade de interação sem compromisso, (3) Busca por intimidade, (4) Satisfação sexual imediata e (5) Entretenimento sexual. Essas classes corresponderam a três tipos de motivações para usar o Grindr: (1) Motivação sociossexual, (2) Motivação social e (3) Motivação sexual. Os resultados reforçam que, embora o aplicativo Grindr seja utilizado predominantemente para fins sexuais, ele também é utilizado para busca de relacionamentos e estabelecimento de conexões sociais para fins de fortalecimento de autoestima e validação social. Em termos de implicações práticas, os resultados indicam que é fundamental que profissionais da saúde mental examinem os impactos reais do uso de aplicativos de relacionamento no bem-estar da comunidade LGBT+.
Downloads
Referências
Aitken, B. C., & Taylor, L. (2024). Uses and grindifications: Examining the motivators and antecedents of Grindr usage among GBMSM. Journal of Homosexuality, 71(14), 3403-3425. https://doi.org/10.1080/00918369.2023.2297953
Blake, K., Portingale, J., Giles, S., Griffiths, S., & Krug, I. (2022). Dating app usage and motivations for dating app usage are associated with increased disordered eating. Journal of Eating Disorders, 10(186), 1-10. https://doi.org/10.1186/s40337-022-00693-9
Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). Iramuteq: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16
Chan, L. S., Chui, D. L. T., & Yanagi, J. (2024). Cultural-psychological differences, social acceptance of same-sex relationships, and dating app use motives of young GBMSM: A comparative study across Hong Kong, Taipei, and Osaka. The Journal of Sex Research, 62(4), 1-11. https://doi.org/10.1080/00224499.2024.2317806
Chan, R. C. H. (2023). Benefits and risks of LGBT social media use for sexual and gender minority individuals: An investigation of psychosocial mechanisms of LGBT social media use and well-being. Computers in Human Behavior, 139(1), 1-11. https://doi.org/10.1016/j.chb.2022.107531
Correia, M. S., da Silva, M. A. Â., Leite, J. O., de Oliveira, T. L. S., & da Silva Rodrigues, W. (2020). O corpo como mercadoria nos anúncios/perfis de homens gays no Lampião da Esquina e no Grindr. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, 22(2), 471-491. https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.14395
Cuadrado, E., Tabernero, C., Castillo-Mayen, R., Luque, B., & Moreno-Bella, E. (2022). Motives for using social networks and social network addiction in a time of pandemic. Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, 16(5), 1-25. https://doi.org/10.5817/cp2022-5-3
Fadzil, M. F. A., & Hamid, B. D. H. A. (2020). A linguistic study of image and language of self-presentation of men on Grindr, a gay networking app. Jurnal Wacana Sarjana, 4(3), 1-21. Recuperado de https://journalarticle.ukm.my/16788/1/322-Article%20Text-477-1-10-20200713.pdf
Ferreira, J. V. P., Torres, M. S., & Fernandes, S. C. S. (2024). Considerações iniciais acerca de um aplicativo para relacionamentos. In L. A. Freires, R. D. Silva, J. A. C. Silva & H. M. S. Araújo (Orgs.), Virtualidades e relações afetivo-sexuais: Estudos multigrupais em aplicativos de geolocalização (pp. 16-24). Edufal. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/380910863_VIRTUALIDADES_E_RELACOES_AFETIVO-SEXUAIS_estudos_multigrupais_nos_aplicativos_de_geolocalizacao
Filice, E., Johnson, C. W., Parry, D. C., & Oakes, H. (2022). Shades of digital deception: Self-presentation among men seeking men on locative dating apps. Convergence, 28(6), 1598-1620. https://doi.org/10.1177/1354856522110271
He, A., Bu, H., Mu, W., Fu, D., & Chen, C. (2024). Understanding motivations for dating app use among gay and bisexual men: Validation, latent profile analysis, and differences in health outcomes. Archives of Sexual Behavior, 53(2), 555-568. https://doi.org/10.1007/s10508-023-02746-9
Hermosa-Bosano, C., Hidalgo-Andrade, P., & Paz, C. (2021). Geosocial networking apps use among sexual minority men in Ecuador: An exploratory study. Archives of Sexual Behavior, 50(7), 2995-3009. https://doi.org/10.1007/s10508-021-01921-0
Jarman, H. K., Marques, M. D., McLean, S. A., Slater, A., & Paxton, S. J. (2021). Motivations for social media use: Associations with social media engagement and body satisfaction and well-being among adolescents. Journal of Youth & Adolescence, 50(12), 2279-2293. https://doi.org/10.1007/s10964-020-01390-z
Jayawardena, M., Pepping, C. A., Lyons, A., & Hill, A. O. (2021a). Geosocial networking application use in men who have sex with men: The role of adult attachment. Sexuality Research and Social Policy, 19(1), 85-90. https://doi.org/10.1007/s13178-020-00526-x
Marciano, A., David, Y., & Antebi-Gruszka, N. (2024). The interplay of internalized homophobia, compulsive use of dating apps, and mental distress among sexual minority individuals: Two moderated mediation models. Computers in Human Behavior, 156(1), 1-12. https://doi.org/10.1016/j.chb.2024.108241
Masullo, G., & Coppola, M. (2021). Psychological, social and imaginary dimensions of LGB people who use dating apps: A netnography approach. Athens Journal of Social Sciences, 8(4), 231-244. Retrieved from https://www.athensjournals.gr/social/2021-04SOC.pdf#page=19
Meanley, S., Bruce, O., Hidalgo, M. A., & Bauermeister, J. A. (2020). When young adult men who have sex with men seek partners online: Online discrimination and implications for mental health. Psychology of Sexual Orientation and Gender Diversity, 7(4), 418-432. https://dx.doi.org/10.1037/sgd0000388
Melo, T. B., & Santos, M. E. P. (2020). “Discreto, sigiloso, não afeminado”: representações identitárias e heteronormatividade no aplicativo de relacionamentos Grindr. CSOnline-Revista Eletrônica de Ciências Sociais, 31(1), 250-269. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.30461
Miao, W., & Chan, L. S. (2021). Domesticating gay apps: An intersectional analysis of the use of blued among Chinese gay men. Journal of Computer-Mediated Communication, 26(1), 38-53. https://doi.org/10.1093/jcmc/zmaa015
R Development Core Team (2015). R: A language and environment for statistical computing. Recuperado de https://cran.r-project.org/doc/manuals/fullrefman.pdf
Ratinaud, P. (2009). Iramuteq: Interface de R pour les analyses multidimensionnelles de textes et de questionnaires [Computer software]. Recuperado de http://www.iramuteq.org/
Ruani, R. M., Teixeira, M. M., & Junior, D. R. C. (2022). “Isso já passou, tá geral se pegando já”: Investigando os usos do Grindr em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura, 6(1), 134-149. https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62246
Saraiva, L. A. S. (2023). Dinâmicas da vida social organizada de homens gays em aplicativos de relacionamento. Organizações & Sociedade, 30(105), 241-263. https://doi.org/10.1590/1984-92302023v30n0008PT
Shepherd, B. F., Tidwell, C. A., Layland, E. K., Maki, J. L., & Brochu, P. M. (2024). Beyond “not my type”: A quantitative examination of intraminority stigma among gay men who use dating apps. Psychology of Sexual Orientation and Gender Diversity, 1(1), 1-46. https://doi.org/10.1037/sgd0000715
Sullivan, B. M., & George, A. M. (2023). The association of motives with problematic smartphone use: A systematic review. Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, 17(1), 1-34. https://doi.org/10.5817/cp2023-1-2
Toledo, R. P., & Wynn, L. L. (2023). The coloniality of dating apps: Racial affordances and Chinese men using gay dating apps in Sydney. International Journal of Communication, 17(1), 5149-5169. Retrieved from https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/21068
Van De Wiele, C., & Tong, S. T. (2014, September). Breaking boundaries: The uses & gratifications of Grindr. In Proceedings of the 2014 ACM International Joint Conference on Pervasive and Ubiquitous Computing (pp. 619-630). Recuperado de https://dl.acm.org/doi/proceedings/10.1145/2632048
Wu, S., & Trottier, D. (2021). Constructing sexual fields: Chinese gay men’s dating practices among pluralized dating apps. Social Media+ Society, 7(2), 1-14. https://doi.org/10.1177/20563051211009014
Zervoulis, K., Smith, D. S., Reed, R., & Dinos, S. (2020). Use of ‘gay dating apps’ and its relationship with individual well-being and sense of community in men who have sex with men. Psychology & Sexuality, 11(2), 88-102. https://doi.org/10.1080/19419899.2019.1684354
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alessandro Teixeira Rezende, Véronique Donard, Camilla Vieira de Figueiredo, Heloísa Bárbara Cunha Moizéis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico