Características do Teletrabalho Docente na Educação Básica Durante a Pandemia da COVID-19

Elenise Abreu Coelho, Lara Barros Martins, Aline Cardoso Siqueira, Naiana Dapieve Patias

Resumo


A imposição do teletrabalho aos docentes de educação básica em razão da pandemia da COVID-19 provocou modificações na organização do trabalho. Este estudo objetivou avaliar as características do teletrabalho de professores de educação básica durante a pandemia da COVID-19 e suas relações com aspectos sociodemográficos e funcionais. O método é quantitativo, transversal e correlacional. Participaram 304 professores de educação básica do estado do Rio Grande do Sul (RS), que responderam um formulário on-line composto por um questionário de dados sociodemográficos e funcionais e pelo Work Design Questionnaire (WQD). Na análise dos resultados empregaram-se estatísticas descritivas, testes U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os resultados apontaram uma percepção negativa dos docentes em relação às características do seu contexto físico de trabalho. Docentes que atuam nos níveis de ensino fundamental e médio tiveram maiores escores nas características da tarefa e do conhecimento, comparado aos docentes que atuam na educação infantil. Docentes que estavam somente em teletrabalho perceberam maior autonomia, nas características da tarefa, do que aqueles que estavam no modelo híbrido. O estudo indica adequações necessárias nas características do trabalho para favorecer o desempenho e bem-estar no trabalho docente.


Palavras-chave


trabalho docente; educação básica; teletrabalho; características do trabalho; pandemia da COVID-19

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2023.v15i2.4943

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