Fatores de Risco no Desenvolvimento de Crianças e a Resiliência: um estudo teórico
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n1p349-357Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, fatores de risco, resiliênciaResumo
O objetivo deste artigo foi investigar na literatura especializada, quais são os fatores de risco ao desenvolvimento infantil e resgatar o conceito de resiliência. Desta forma, este estudo consistiu em uma abordagem qualitativa, de levantamento bibliográfico desenvolvido a partir do material teórico já existente na área, constituído principalmente por artigos científicos e livros sobre o tema. A partir disto, foram encontradas vinte e nove obras que englobam o tema de pesquisa, sendo quatro em língua inglesa. Constata-se que há uma diversidade de conceitos sobre a resiliência bem como várias situações de riscos presentes na realidade brasileira, e que esses fatores raramente são eventos isolados, mas que fazem parte de um ambiente complexo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico