Saúde Mental e Motivação na Vivência Acadêmica da Graduação em Psicologia

Alice Zanrosso Baptista, Felipe Vilanova, Ângelo Brandelli Costa, Silvia Helena Koller

Resumo


Problemas como ansiedade, depressão, preocupação com os estudos e dificuldade nos relacionamentos são comumente encontrados em universitários e podem levar a evasões. O estudo investigou a relação entre motivação, vivência acadêmica e saúde mental em um curso de graduação em Psicologia. 178 indivíduos com idades entre 18 e 48 anos (M = 23,36; DP = 4,68), 67,4% do gênero feminino tiveram seus dados analisados. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário online. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, ao Questionário de Vivência Acadêmica Reduzido (QVA-R; Villar, 2003), ao Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG-12; Gouveia et al., 2003) e à Escala de Motivação Acadêmica (EMA; Sobral, 2003). Foram conduzidas análises descritivas de frequência dos dados sociodemográficos, investigações acerca da consistência interna das escalas utilizadas, correlações de Pearson e Análises de Variâncias (ANOVAs) e Testes-t de Student. Os resultados sugeriram que há relação entre a insatisfação com a universidade, a desmotivação e a saúde mental dos estudantes, e que a expectativa destes em relação ao curso não está correspondendo à realidade, podendo afetar sua saúde mental.


Palavras-chave


motivação; saúde mental; psicologia

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2023.v15i1.4516

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