A Criança e o Brincar na Contemporaneidade

Autores

  • Priscilla Cairoli

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n1p340-348

Palavras-chave:

criança, brinquedos, televisão, videogame, Internet

Resumo

 

O presente artigo pretende discutir o brincar infantil na contemporaneidade. Os meios eletrônicos estão presentes no cotidiano das pessoas e compõem o cenário social atual. A partir do trabalho na clínica, nasceu o questionamento a respeito da influência dos meios eletrônicos na produção de subjetividade das crianças. O avanço tecnológico vem trazendo novas configurações ao brincar infantil. O tema foi abordado por meio de uma revisão de literatura que teve como ponto de partida os legados de Freud e de Walter Benjamin sobre o brincar, seguindo até psicanalistas contemporâneos que pesquisam sobre esta temática. Ao longo deste escrito, através de uma perspectiva psicanalítica serão abordadas questões sobre a relação das crianças com a televisão, o videogame e a internet.

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Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Cairoli, P. (2010). A Criança e o Brincar na Contemporaneidade. Revista De Psicologia Da IMED, 2(1), 340-348. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n1p340-348