Os Herdeiros da AIDS: compreensão da condição sorológica de adolescentes infectados por transmissão vertical
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n1p318-326Palavras-chave:
adolescência, HIV, transmissão vertical, pesquisa qualitativaResumo
Este estudo tem o objetivo de explorar como os indivíduos portadores de HIV através da transmissão vertical compreendem a sua situação sorológica, enfocando o pertencimento social e as condições psicológicas dessa população. Trata-se de um estudo qualitativo. Foram realizadas oito entrevistas com adolescentes, na faixa etária de 12 a 16 anos, portadores de HIV por transmissão vertical e pacientes de ambulatórios públicos da cidade de Porto Alegre. Foi utilizada a Análise de Conteúdo na apreciação dos dados. Os resultados desse estudo mostram que quanto antes for a revelação do diagnóstico para o adolescente, mais fácil de ele lidar com o mesmo, tornando simplificada a aceitação do diagnóstico. Foi significativa a culpabilização da mãe pela infecção. Embora possuam uma problemática semelhante, questões como tratamento, conhecimentos sobre a doença, relacionamentos afetivos, rede de apoio e auto-imagem tornam-se singulares a partir de cada experiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico