Estresse e bem/mal-estar Subjetivo em Estudantes Universitários: Um Modelo Explicativo

Leogildo Alves Freires, Renan Pereira Monteiro, Elisa Tavares Rios Gouveia, Juliana Gomes Yabe, Gleidson Diego Lopes Loureto, Sheyla Christine Santos Fernandes

Resumo


O presente estudo objetivou investigar o poder preditivo do cotidiano universitário estressante e do estresse (i.e., acadêmico e percebido) frente ao bem/mal-estar subjetivo em universitários, propondo e testando um modelo explicativo. Para tanto, contou-se com a participação de 306 universitários (Midade = 22,7; 68,3% mulheres) que responderam as escalas de Bem-Estar Subjetivo, Estresse Acadêmico e Percebido e o Questionário de Saúde Geral, além de perguntas sociodemográficas e sobre o cotidiano universitário. Os resultados indicaram a adequação de ajuste do modelo explicativo aos dados em que o cotidiano estressante (e.g., horas de sono durante a semana, horas de lazer/relacionamentos durante a semana e no fim) explicam o estresse (i.e., acadêmico e percebido) que, por sua vez, explica o bem-estar (i.e., afetos positivos e satisfação com a vida) e mal-estar psicológicos (i.e., desconforto psicológico e afetos negativos). Tais resultados corroboram a ideia de que o estresse impacta negativamente na saúde mental dos universitários. Em resumo, tais evidências apresentadas podem fomentar a elaboração de propostas interventivas voltadas à saúde mental dos universitários.


Palavras-chave


estresse; saúde mental; universitários.

Texto completo:

PDF

Referências


Albuquerque, A. S. & Tróccoli, B. T. (2004). Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20, 153-164. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000200008

Amanvermez, Y., Rahmadiana, M., Karyotaki, E., de Wit, L., Ebert, D. D., Kessler, R. C., & Cuijpers, P. (2020). Stress management interventions for college students: A systematic review and meta‐analysis. Clinical Psychology: Science and Practice. doi: https://doi.org/10.1111/cpsp.12342

Ali, M., Asim, H., Edhi, A. I., Hashmi, M. D., Khan, M. S., y Naz, F. (2015). Does academic assessment system type affect levels of academic stress in medical students? A cross-sectional study from Pakistan. Medical education online, 20(1), 1-10, doi: https://doi.org/10.3402/meo.v20.27706

Alsulami, S., Al Omar, Z., Binnwejim, M. S., Alhamdan, F., Aldrees, A., Al-Bawardi, A., ... & Alhabeeb, M. (2018). Perception of academic stress among health science preparatory program students in two Saudi universities. Advances in medical education and practice, 9, 159-164. doi: https://doi.org/10.2147/AMEP.S143151

Assis, A. C. L.; Sanabio, M. T.; Magaldi, C. A.; & Machado, C. S. (2013). As políticas de Assistência Estudantil: experiências comparadas em universidades públicas brasileiras. Revista Gestão Universitária na América Latina, 6(4), 125-146. doi: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p125

Bandura, A., & Adams, N. E. (1977). Analysis of self-efficacy theory of behavioral change. Cognitive Therapy and Research, 1, 287-310. doi: https://doi.org/10.1007/BF01663995

Beck, D. L., Hackett, M. B., Srivastava, R., McKim, E., & Rockwell, B. (1997). Perceived level and sources of stress in university professional schools. Journal of Nursing Education, 36(4), 180-186. Recuperado de https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9107596

Bedewy, D., & Gabriel, A. (2015). Examining perceptions of academic stress and its sources among university students: The Perception of Academic Stress Scale. Health Psychology Open, 2, 1-9. doi: https://doi.org/10.1177/2055102915596714

Bleicher, T., & Oliveira, R. C. N. (2016). Políticas de assistência estudantil em saúde nos institutos e universidades federais. Psicologia Escolar e Educacional, 20(3), 543-549. doi: https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031040

Borine, R. C. C., Wanderley, K. S., & Bassitt, D. P. (2015). Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 6(1), 100-118. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072015000100008

Busseri, M. A., & Sadava, S. W. (2011). A review of the tripartite structure of subjective well-being: Implications for conceptualization, operationalization, analysis, and synthesis. Personality and social psychology review, 15(3), 290-314. doi: https://doi.org/10.1177/1088868310391271

Brasil. Presidência da República. (2010). Decreto no. 7.234. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Recuperado: 27 jul. 2015. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm

Brus, C. P. (2006). Seeking balance in graduate school: A realistic expectation or a dangerous dilemma? New Directions for Student Services, 115, 31-45. doi: https://doi.org/10.1002/ss.214

Byrne, B. M. (2016). Structural equation modeling with amos: basic concepts, applications, and programming (3a ed.). New York: Taylor & Francis Group.

Calais, S. L., Andrade, L. M. B., & Lipp, M. E. N. (2003). Diferenças de sexo e escolaridade na manifestação do stress em adultos jovens. Psicologia: Reflexão & Crítica, 16, 257-263. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000200005

Cerchiari, E. A. N., Caetano, D., & Faccenda, O. (2005). Prevalência de transtornos mentais menores em estudantes universitários. Estudos de Psicologia, 10(3), 413-420. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2005000300010

Cestari, V. R. F., Barbosa, I. V., Florêncio, R. S., Pessoa, V. L. M. D. P., & Moreira, T. M.M. (2017). Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paulista de Enfermagem, 30, 190-196. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700029

Cohen, S., Kamarck, T., & Mermelstein, R. (1983). A global measure of perceived stress. Journal of Health and Social Behavior, 24, 385-396. doi: https://doi.org/10.2307/213640

Cornwall, J., Mayland, E. C., van der Meer, J., Spronken-Smith, R. A., Tustin, C., & Blyth, P. (2019). Stressors in early-stage doctoral students. Studies in Continuing Education, 41, 363-380. doi: https://doi.org/10.1080/0158037X.2018.1534821

Diener, E. (2000). Subjective well-being: the science of happiness and a proposal for a national index. American Psychologist, 55(1), 34-43. doi: https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.34

Diener, E. (2006). Guidelines for national indicators of subjective well-being and ill-being. Journal of Happiness Studies, 7, 397-404. doi: https://doi.org/10.1007/s10902-006-9000-y

Dusek, G. A., Yurova, Y. V., & Ruppel, C. P. (2015). Using social media and targeted snowball sampling to survey a hard-to-reach population: A case study. International Journal of Doctoral Studies, 10, 279-299. https://doi.org/10.28945/2296

Evans, T. M., Bira, L., Gastelum, J. B., Weiss, L. T., & Vanderford, N. L. (2018). Evidence for a mental health crisis in graduate education. Nature Biotechnology, 36, 282-284. doi: https://doi.org/10.1038/nbt.4089

Faro, A. (2015). Estresse e distresse: estudo com a escala de faces em Aracaju (SE). Temas em Psicologia, 23, 341-354. doi: https://doi.org/10.9788/TP2015.2-08

Fior, C. A., & Mercuri, E. (2018). Envolvimento acadêmico no ensino superior e características do estudante. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19, 85-95. doi: https://doi.org/10.26707/1984-7270/2019v19n1p85

Freires, L. A, Sousa, E. A., Loureto, G. D. L., Gouveia, V. V., & Monteiro, R. P.(2018). Estresse Acadêmico: Adaptação e evidências psicométricas de uma medida. Psicologia em Pesquisa, 12, 22-32. doi: https://doi.org/10.24879/2018001200300532

García-Ros, R., Pérez-González, F., Pérez-Blasco, J., & Natividad, L. A. (2012). Evaluación del estrés académico en estudiantes de nueva incorporación a la universidad. Revista Latinoamericana de Psicología, 44, 143-154. doi: https://doi.org/10.14349/rlp.v44i2.103

Gilbert, P., McEwan, K., Bellew, R., Mills, A., & Gale, C. (2009). The dark side of competition: How competitive behaviour and striving to avoid inferiority are linked to depression, anxiety, stress and self‐harm. Psychology and Psychotherapy: Theory, Research and Practice, 82, 123-136. doi: https://doi.org/10.1348/147608308X379806

Goldberg, D. P. (1972). The detection of psychiatric illness by questionnaire. Londres: Oxford University Press.

Gouveia, V. V., Chaves, S. S. S., Oliveira, I. C. P., Dias, M. R., Gouveia, R. S. V. & Andrade, P. R. (2003). A utilização do QSG-12 na população geral: Estudo de sua validade de construto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19, 241-238. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-37722003000300006

Hair, J. R., Black, W. C., Babin B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2010). Multivariate data analysis (7th ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Hasel, K. M., Abdolhoseini, A., & Ganji, P. (2011). Hardiness training and perceived stress among college students. Procedia-Social and Behavioural Sciences, 30, 1354-1358. doi: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.10.262

Heringer, R. (2018). Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 7-17. doi: https://doi.org/10.26707/1984-7270/2019v19n1p7

Hollon, N., Burgeno, L. & Phillips, P. (2015). Stress effects on the neural substrates of motivated behavior. Natural Neuroscience, 18, 1405-1412. doi: https://doi.org/10.1038/nn.4114

Humensky, J., Kuwabara, S. A., Fogel, J., Wells, C., Goodwin, B., & Van Voorhees, B. W. (2010). Adolescents with depressive symptoms and their challenges with learning in school. The Journal of School Nursing: the Official Publication of the National Association of School Nurses, 265, 377-392. doi: https://doi.org/10.1177/1059840510376515

Hysenbegasi, A., Hass, S. L., & Rowland, C. R. (2005). The impact of depression on the academic productivity of university students. The Journal of Mental Health Policy and Economics, 8(3), 145-151. Recuperado de https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16278502/

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. (2017). Inep Data. Recuperado de http://inep.gov.br/inep-data

Khawaja, N. G., & Dempsey, J. A. (2008). Comparison of international and domestic tertiary students in Australia. Australian Journal of Guidance and Counselling, 18, 30-46. doi: https://doi.org/10.1375/ajgc.18.1.30

Kuh, G.D.; Schuh, J.H.; Whitt, E.J., Andreas, R.E., Lyons, J.W., Strange, C.C., Krehbiel, L.E., & MacKay, K.A. (1991). Involving colleges: successful approaches to fostering student learning and development outside the classroom. San Francisco: Jossey-Bass Publisher.

Lipson, S. K., Zhou, S., Wagner III, B., Beck, K., & Eisenberg, D. (2016). Major differences: Variations in undergraduate and graduate student mental health and treatment utilization across academic disciplines. Journal of College Student Psychotherapy, 30, 23-41. doi: https://doi.org/10.1080/87568225.2016.1105657

Liu, Y., & Lu, Z. (2012). Chinese high school students’ academic stress and depressive symptoms: gender and school climate as moderators. Stress and Health, 28(4), 340-346. doi: https://doi.org/10.1002/smi.2418

Luft, C. D. B., Sanches, S. D. O., Mazo, G. Z., & Andrade, A. (2007). Versão brasileira da Escala de Estresse Percebido: tradução e validação para idosos. Revista de Saúde Pública, 41, 606-615. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-89102007000400015

McCullough, G., Huebner, E. S., & Laughlin, J. E. (2000). Life events, self‐concept, and adolescents’ positive subjective well‐being. Psychology in the Schools, 37(3), 281-290. doi: https://doi.org/10.1002/(SICI)1520-6807(200005)37:3<281::AID-PITS8>3.0.CO;2-2

Milojevich, H. M., & Lukowski, A. F. (2016). Sleep and mental health in undergraduate students with generally healthy sleep habits. PloS One, 11, 1-14. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0156372

Monteiro, B. M. M., Oliveira, K. M., Rodrigues, L. A., Fernandes, T. F., Silva, J. B. M., Viana, N. A. O., ... & Guimarães, D. A. (2017). Metilfenidato e melhoramento cognitivo em universitários: um estudo de revisão sistemática. SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, 13, 232-242. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i4p232-242

Neves, C. E. B., Sampaio, H., Heringer, R. (2018). A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, 6, 19-41. doi: https://doi.org/10.20336/rbs.243

Pereira, S., Ferreira, A. M., Azevedo, A., Barroso, C., & Monteiro, V. (2018). Uso ilícito de Metilfenidato: o outro lado da prescrição médica. Nascer e Crescer, 27, 98-104. Recuperado de http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0872-07542018000200005&lng=pt&nrm=iso

Pestonjee, D. M. (1997). Executives under stress: Some findings and reflections. In D. M. Pestonjee & U. Pareek (Eds.), Studies in organizational role stress and coping (pp. 231-255). New Delhi: Rawat Publications.

Pizzie, R. G., & Kraemer, D. J. (2019). The Academic Anxiety Inventory: Evidence for dissociable patterns of anxiety related to math and other sources of academic stress. Frontiers in Psychology, 9, 1-20. doi: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.02684

Ribeiro, I. J., Pereira, R., Freire, I. V., de Oliveira, B. G., Casotti, C. A., & Boery, E. N. (2018). Stress and quality of life among university students: A systematic literature review. Health Professions Education, 4, 70-77. doi: https://doi.org/10.1016/j.hpe.2017.03.002

Richardson, T., Elliott, P., Roberts, R., & Jansen, M. (2017). A longitudinal study of financial difficulties and mental health in a national sample of British undergraduate students. Community Mental Health Journal, 53, 344-352. doi: https://doi.org/10.1007/s10597- 016-0052-0

Ryff, C. D., Love, G. D., Urry, H. L., Muller, D., Rosenkranz, M. A., Friedman, E. M., ... & Singer, B. (2006). Psychological well-being and ill-being: do they have distinct or mirrored biological correlates? Psychotherapy and psychosomatics, 75(2), 85-95. doi: https://doi.org/10.1111/j.1758-0854.2009.01008.x

Shankar, N. L., & Park, C. L. (2016). Effects of stress on students’ physical and mental health and academic success. International Journal of School & Educational Psychology, 4, 5-9. doi: https://doi.org/10.1080/21683603.2016.1130532

Silva, V. L. S., Chiquito, N. C., Andrade, R. A. P. O., Brito, M. F. P., & Camelo, S. H. H. (2011). Fatores de estresse no último ano do curso de graduação em enfermagem: percepção dos estudantes. Revista Enfermagem UERJ, 19, 121-126. Recuperado de https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-591026

Stebbings, J., Taylor, I. M., Spray, C. M., & Ntoumanis, N. (2012). Antecedents of perceived coach interpersonal behaviors: The coaching environment and coach psychological well- and ill-being. Journal of Sport & Exercise Psychology, 34, 481-502. doi: https://doi.org/10.1123/jsep.34.4.481

Stroebe, M., Schut, H., & Nauta, M. (2015). Homesickness: A systematic review of the scientific literature. Review of General Psychology, 19, 157-171. doi: https://doi.org/10.1037/gpr0000037

Struthers, C. W., Perry, R. P., & Menec, V. H. (2000). An examination of the relationship among academic stress, coping, motivation, and performance in college. Research in Higher Education, 41, 581-592. doi: https://doi.org/10.1023/A:1007094931292

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2013). Using multivariate statistics (6th ed). Boston, MA: Allyn and Bacon.

Tov, W., & Diener, E. (2013). Subjective well-being. In K. D. Keith (Ed.). Encyclopedia of cross cultural psychology (pp. 1239-1245). Malden, MA: Wiley-Blackwell.

Valerio, T. D., Kim, M. J., & Sexton-Radek, K. (2016). Association of stress, general health, and alcohol use with poor sleep quality among US college students. American Journal of Health Education, 47, 17-23. doi: https://doi.org/10.1080/19325037.2015.1111173

Van Daele, T., Hermans, D., Van Audenhove, C., & Van den Bergh, O. (2011). Stress reduction through psychoeducation. Health Education & Behavior, 39, 474-485. doi: https://doi.org/10.1177/10901 98111419202

Wang, W. C., Kao, C. H., Huan, T. C., & Wu, C. C. (2011). Free time management contributes to better quality of life: A study of undergraduate students in Taiwan. Journal of Happiness Studies, 12, 561-573. doi: https://doi.org/10.1007/s10902-010-9217-7

Yazdani, M., Rezaei, S., & Pahlavanzadeh, S. (2010). The effectiveness of stress management training program on depression, anxiety and stress of the nursing students. Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research, 15, 208-215. doi: https://doi.org/10.1111/appy.12084

Yusuf, J. E., Saitgalina, M., & Chapman, D. W. (2020). Work-life balance and well-being of graduate students. Journal of Public Affairs Education, 26, 458-483. doi: https://doi.org/10.1080/15236803.2020.1771990

Zanon, C., Rosin, A. B., & Teixeira, M. A. P. (2014). Bem-estar subjetivo, personalidade e vivências acadêmicas em estudantes universitários. Interação em Psicologia, 18, 1-12. doi: https://doi.org/10.5380/psi.v18i1.27634




DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2021.v13i2.4230

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Leogildo Alves Freires, Renan Pereira Monteiro, Elisa Tavares Rios Gouveia, Juliana Gomes Yabe, Gleidson Diego Lopes Loureto, Sheyla Christine Santos Fernandes

ISSN 2175-5027

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

BASES DE DADOS E INDEXADORES

  Periódicos CAPES
DOAJ.jpg
 
dialnet.png
 
REDIB
latindex.jpg
  Diadorim.jpg   Google Scholar
  erihplus.png  
circ.png
 SIS